Da Tribuna


27/04/2010 19:50

Compartilhar:


Educação ameaçada



Celso Giglio (PSDB) cobrou do prefeito de Osasco, Emídio de Souza, a universidade federal prometida há dois anos, mas da qual os mais de 2 milhões de habitantes da cidade ainda não viram sinal. Segundo o parlamentar, o prefeito da cidade tem interesse em desativar o campus da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito), que recebeu no ano passado o prêmio de excelência em qualidade de ensino, para construção da Universidade Federal de Osasco. Giglio afirmou também que alguns alunos e professores receberam ameaças, como fechamento de cursos e aumento nas mensalidades. "A Fito hoje é o orgulho do povo osasquence", concluiu. (DB)



Segurança comprometida



Conte Lopes (PTB) informou que a insegurança que reina pelo Estado não é culpa da polícia. Segundo ele, dos 170 mil presos que existem hoje, 20 mil serão soltos no Dia das Mães, e muitos não voltarão. "A polícia está prendendo, mas a Justiça devolve os criminosos para as ruas", afirmou o parlamentar. Lopes lembrou do ataque do PCC em 2006, quando 40 policiais foram assassinados, e criticou o investimento público de R$ 12 milhões no filme Salve Geral, que narra o episódio. "Enquanto o bandido for tratado assim, será impossível combater o crime no Estado", concluiu. (DB)



Dia da Doméstica e do Engraxate



Donisete Braga (PT) parabenizou as empregadas domésticas e os engraxates pelo dia 27/4, destinado à essas profissões, e lembrou que, segundo o IBGE, mais da metade da população do país trabalha com carteira assinada. O parlamentar alertou sobre a importância das empregadas domésticas, que zelam pelo lar e muitas vezes cuidam dos filhos de muitos pais que passam o dia fora de casa. Com isso, Braga pediu a garantia de previdência social, férias e outros benefícios estendidos esses trabalhadores. (DB)



Descaso com a família policial



Olimpio Gomes (PDT) chamou a atenção para votação do PLC 13/2010, principalmente em relação às emendas 33 e 34, que reduzem o tempo para a incorporação do Adicional de Local de Exercício (ALE) de 5 para 3 anos e garantem a totalidade do benefício para os policiais que adquiriram deficiência física. O deputado apresentou um vídeo contendo entrevistas com policiais e familiares em situação de desespero pela falta de atenção do Estado. "Esse vídeo mostra o descaso do governo com quem foi ferido defendendo a sociedade", concluiu Gomes. (DB)



Elite do futebol



Alex Manente (PPS) parabenizou o São Bernardo Futebol Clube pela vitória que lhe deu acesso à primeira divisão do futebol paulista, considerado a elite do futebol. "São quase 1 milhão de habitantes que nunca tinham visto um clube da cidade na elite do futebol", afirmou. O parlamentar também falou sobre o Projeto Tigrinho, um programa esportivo social realizado através de uma parceria entre o clube, a entidade Fábrica do Futuro e a prefeitura de São Bernardo. O projeto busca levar cidadania a cerca de 5 mil crianças e adolescentes por meio das escolinhas de futebol da cidade. (DB)



Baixada Santista em alerta



Carlos Giannazi (PSOL) mencionou o surto de violência na Baixada Santista lembrando do caso PCC em 2006, quando Geraldo Alkmin havia renunciado o governo para se candidatar a presidência do país. "Coincidentemente, nesse ano, o governador José Serra também renunciou o cargo para se candidatar a presidência da república e a violência volta à tona". Segundo Giannazi, esses acontecimentos ocorrem por causa da "desvalorização do servidor de segurança pública no Estado". Giannazi pediu a aprovação do PLC 13 com a emenda que determina a incorporação total do benefício em 2010.



Povo Armênio



Vitor Sapienza (PPS) lembrou do ato solene que presidiu na última sexta-feira, 23/4, sobre o genocídio do povo armênio, que vitimou 1,5 milhão de pessoas. O deputado salientou que se Liga das Nações tivesse tomado as providências solicitadas pelo povo armênio na ocasião, milhares de vidas teriam sido poupadas. Sapienza aproveitou para ler a exposição feita pelo professor Antranik Manissadjian, da USP, que analisou profundamente o crime contra a humanidade ocorrido em 1915, na Armênia. (DB)

alesp