Da Tribuna


29/04/2010 19:22

Compartilhar:


Insegurança geral



"Só depois que o governo dos EUA recomendou evitar viagens para a Baixada Santista, por conta da alta criminalidade, é que a Secretaria da Segurança Pública resolveu agir, enviando até tropa de choque ao Guarujá", disse Vanderlei Siraque (PT). Ele lembrou ter pedido muitas vezes o reforço no policiamento para todo o litoral paulista, dado os crescentes índices de criminalidade, mas nunca foi atendido. Segundo Siraque, a insegurança não é privilégio do litoral, existe em todo o Estado, pois não existe política de segurança pública, não há trabalho preventivo, e não são realizados investimentos em salários e em equipamentos por parte do governo estadual. (MF)



Saúde fora do eixo



Uebe Rezeck (PMDB) pediu aos seus pares da Comissão de Saúde que estudem os problemas da área em todo o Estado pois, em algumas cidades, as santas casas estão tendo déficits mensais que acabam por invialibizar o atendimento, por conta dos repasses insuficientes do SUS. Isso está ocorrendo em Barretos. Em Bebedouro e Olímpia, a prefeitura foi obrigada a intervir nos hospitais, comentou Rezeck, que defendeu maior atenção ao atendimento básico, pois a Secretaria da Saúde dá mais atenção aos Ambulatórios Médicos de Especialidades. "Alguma coisa está fora dos eixos na saúde no Estado de São Paulo", finalizou. (MF)



Vale do Paraíba



As ações do governo Lula para o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba, litoral norte e serra da Mantiqueira foram citadas por Carlinhos Almeida (PT). Ele destacou os benefícios que a exploração do petróleo no pré-sal trará, ao atrair empresas e gerar empregos. Segundo o deputado, o governo federal retomou a criação de escolas técnicas, que irão formar mão-de-obra para ocupar as vagas que surgirão. Almeida citou ainda o projeto de construção do trem de alta velocidade (TAV), que inicia a retomada do transporte de passageiros por via ferroviária, uma necessidade para o Brasil, "que não pode ser escravo das rodovias". (MF)



Reconhecimento mundial



Rui Falcão (PT) expressou sua satisfação com a divulgação hoje, 29/4, do ranking da revista norte-americana Time, que aponta o presidente Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama. O deputado leu trechos do perfil do presidente escrito pelo cineasta Michael Moore, que chama Lula de "verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina", e destaca suas realizações, como o programa Bolsa Família. Segundo Falcão, após décadas perdidas, em que economistas estrangeiros geriam as finanças do País, neste governo houve recuperação, e o povo brasileiro agora sente orgulho de estar na quinta economia do mundo. (MF)



Palavra cobrada



Na reunião do Colégio de Líderes do dia 27/4, diversos líderes partidários expressaram apoio às emendas 33 e 34 do PLC 55/2006 (que incorpora o adicional de local de exercício aos vencimentos dos policiais civis e militares do Estado) as quais propõem o pagamento em três vezes, e não cinco, e o pagamento imediato do total para os deficientes físicos, anunciou Olímpio Gomes (PDT), que se preocupou com a manutenção desta posição na hora da votação. Segundo Gomes, o PLC é injusto e insuficiente, pois prevê que o valor incorporado não sofra reajuste. Ele ainda citou casos de policiais doentes que tiveram o pagamento do adicional suspenso. (MF)



Atuação da Polícia



Conte Lopes (PTB) enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Militar no Estado de São Paulo. De acordo com o deputado, os policiais combatem o crime organizado todos os dias, colocando em risco suas próprias vidas. Porém, o deputado criticou o Poder Judiciário, já que muitos criminosos recebem o benefício do indulto em datas comemorativas, como o dia das mães que se aproxima: "Mais de 20.000 bandidos são soltos e alguns milhares não voltam para a cadeia", enfatizou o deputado. (TB)



Ato de humildade



Edson Ferrarini (PTB) se mostrou otimista com relação a aprovação do projeto referente a modificação na forma de pagamento do Adicional Local de Exercício (ALE): "A questão será decidida da melhor forma possível", afirmou. Ele também elogiou a atitude do Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, que escreveu uma carta de três páginas à pedagoga Elza Pinheiro dos Santos, de 62 anos, pedindo desculpas pela morte de seu filho Eduardo, de 30, supostamente torturado e espancado por PMs. Ele destacou a atuação firme do comandante e da corregedoria paulista, já que os 12 PMs envolvidos tiveram prisão temporária decretada. (TB)



Universidade Federal



Ênio Tatto (PT) falou sobre sua participação em reunião realizada em Brasília, em conjunto com representantes da sociedade civil e comissão de prefeitos do município de São Paulo, onde fizeram um pedido público para liberação de R$ 8 milhões para a construção da Universidade Federal das zonas sul e sudeste. Tatto se mostrou muito satisfeito, pois o governo federal está contemplando essas regiões com uma grande obra, que será viabilizada com o dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o deputado, dentro de 90 dias as obras se iniciarão, após uma "intensa luta" de diversos segmentos da sociedade. (TB)



Usuários de crack



A proliferação de usuários de crack é motivo de preocupação para o deputado Rui Falcão (PT). De acordo com o deputado, trata-se de um vício que tem de ser combatido por toda a sociedade. Ele também ressaltou a necessidade de uma política de fronteiras, para evitar que as drogas entrem em nosso território. Para Falcão, o combate ao tráfico e o tratamento aos usuários exige autoridade, apoio e carinho. Além disso, o deputado criticou a falta de uma política pública de segurança pública, mencionando também os baixos sálarios e as dificuldades enfrentadas pelos servidores da segurança. Falcão classificou o "surto" do crack como um chaga na sociedade. (TB)



Responsabilidades



Conte Lopes (PTB) disse preocupar-se com a possibilidade de veto do governo caso seja aprovada a emenda ao PLC 13/2010 que reduz o prazo de incorporação do Adicional Local de Exercício, de cinco, para três anos, e incorporação imediata para ops policiais deficientes fisícos. Lopes também comentou a repercussão do caso envolvendo PMs que torturaram e espancaram um motoboy. De acordo com ele, os policiais que cometem delitos irão responder pelos seus atos. Lopes enfatizou que os que forem pegos cometendo crime serão presos, expulsos da corporação e responsabilizados. (TB)



Movimento contra as drogas



Edson Ferrarini (PTB) ficou satisfeito quando soube que a candidata a presidência da República, Dilma Rousseff, é contra a legalização das drogas, diferente de Fernando Henrique Cardoso, que chegou a fazer apologia da liberação. Segundo o parlamentar, o ex-governador José Serra criou clínicas e, diferente de FHC, é contra a liberação. Ferrarini convidou a população para comparecer à Assembleia no dia 15/5, às 10h, quando serão soltos milhares de balões com panfletos alertando que defender a maconha é propaganda enganosa. "Onde esses balões chegarem, os pais mostrarão aos seus filhos que a maconha faz mal", concluiu. (DB)



Contra a homofobia



Carlos Giannazi (PSOL) parabenizou a 4ª turma do Superior Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul pela aprovação da adoção de crianças por casais do mesmo sexo. Giannazi pediu a aprovação do PL 122/2006, que classifica a homofobia como crime grave. "A homofobia precisa ter tratamento igual ao que a Lei Maria da Penha dá à agressão às mulheres", afirmou. Giannazi também exigiu a punição dos alunos de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP) que soltaram informativo incitando à homofobia. "Esse tipo de comportamento não combina com a USP e essas pessoas tem que ser penalizadas", concluiu. (DB)

alesp