Construção e cobertura de quadras esportivas nas escolas estaduais


22/04/2009 17:41

Compartilhar:


Após ter constatado que muitas escolas da rede estadual de ensino não têm quadras de esportes para as aulas de educação física, disciplina obrigatória pela LDB, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) apresentou o Projeto de Lei 194/2009, obrigando a Secretaria Estadual da Educação (SEE) a construir quadras esportivas em toda a rede, bem como cobri-las para proteger os alunos e professores dos efeitos do sol e da chuva. Dada a importância de se ter uma quadra protegida para a prática da disciplina, Giannazi também protocolou o PL 160/2009, que exige da SEE a cobertura de todas as já existentes.

Giannazi citou alguns exemplos de escolas que não têm quadra, como a EE Presidente João Goulart, no Grajaú; as EE Orlando Mendes e Capela II, no Jd. Ângela, a EE Presidente Leonel Brizola, no Jd. Lucélia (todas na zona sul da capital), e a EE Galdino Moreira, no Guarujá, entre outras.

Nessas escolas as aulas são improvisadas, administradas em locais impróprios, onde os alunos, em vez de saírem mais preparados fisicamente da atividade, machucam-se e tornam-se vítimas do descaso. "Isso é inconcebível em qualquer escola, de qualquer rede de ensino. Esses espaços improvisados, muitas vezes no pátio interno ou em áreas de circulação de pessoas nas escolas, acabam prejudicando as disciplinas dos outros professores e o funcionamento do local", atesta o parlamentar, que é diretor licenciado de escola pública.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp