Motoristas de ônibus em função exclusiva


06/12/2010 16:03

Compartilhar:


O acidente provocado por um motorista de ônibus que passou mal, no dia 2/12, na Ponta da Praia, em Santos, levou a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) a defender a volta dos cobradores aos ônibus. A parlamentar é autora da Lei 12.252/06, que proíbe o motorista de acumular a função de cobrador, nas linhas urbanas intermunicipais.

A legislação ainda não entrou em vigor, quatro anos depois de ter sido promulgada, porque os empresários do setor de transporte conseguiram uma liminar que suspende seus efeitos. "Se os cobradores houvessem retornado, nas linhas intermunicipais, o fato provocaria reflexos no âmbito dos municípios. A população passaria a reivindicar com mais ênfase", acredita Prandi.

Cubatão é a única cidade da região onde os cobradores voltaram a exercer suas funções, nas linhas municipais. A conquista foi resultado de negociação da prefeita Márcia Rosa com a empresa que venceu a concessão para explorar o transporte local.

"É uma vitória que precisa ser consolidada mais amplamente. Não resta dúvida de que o motorista, ao acumular a função de cobrador, sofre um desgaste muito grande", argumenta Prandi. Para a deputada, há uma série de fatores que se somam. "O motorista tem que dirigir, cobrar, ajudar passageiros idosos e com deficiência física, suportar um trânsito estafante e ainda cumprir horário", destaca.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp