Embaixador do Irã visita a Assembléia


20/06/2000 18:54

Compartilhar:


O embaixador do Irã no Brasil, Mansour Moazami, visitou a Assembléia Legislativa na tarde desta terça-feira, 20/6, onde foi recebido pelo presidente do parlamento paulista, deputado Vanderlei Macris.

Moazami afirmou que o Irã está normalizando suas relações com os outros países, entre eles o Brasil, e que espera "que a nova fase comece por São Paulo".

O embaixador ressaltou o papel do parlamento de seu país que, segundo ele, é fundamental na aprovação do orçamento e na escolha de ministros. "O governo iraniano não prescinde do parlamento e 80% da população participa das eleições parlamentares", disse Moazami. O Irã conta com um parlamento único, que representa seus 63 milhões de habitantes.

Durante a visita, de caráter protocolar, o embaixador fez questão de salientar as possibilidades de seu país, que tem 90% de sua população alfabetizada, 2 milhões de universitários e planos de investimentos em infra-estrutura da ordem de 100 milhões de dólares, além de ser o quinto do mundo na exploração de petróleo e o décimo na de minérios. Moazami também destacou que seu presidente, Mohamad Katami, eleito diretamente com 70 % dos votos, está mantendo o "processo de privatização que foi iniciado há sete anos com a intenção de diminuir o poder do Estado iraniano".

O embaixador disse ainda que iniciou suas visitas no Brasil pela Assembléia Legislativa paulista graças "à situação de destaque que o Estado de São Paulo ocupa na América Latina além de ser, sob vários aspectos, maior que muitos países da região".

Macris, por sua vez, afirmou ter ficado "maravilhado com a explanação feita pelo embaixador, principalmente por saber do respeito ao parlamento". O presidente destacou sua satisfação com as relações democráticas e os projetos que vem sendo desenvolvidos pela Assembléia no momento, como a votação do Plano Plurianual e o Fórum São Paulo Século XXI.

alesp