Emenda garante tratamento e remédio gratuito ao fumante


13/04/2009 19:20

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa aprovou, no dia 7/4, o PL 577/2008, que bane o cigarro e derivados de tabaco de todos os ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe os fumódromos (áreas de fumantes). Chamado de antifumo, o projeto foi aprovado juntamente com a emenda 14, de autoria do deputado João Caramez (PSDB), que obriga o Poder Executivo a disponibilizar, em toda a rede de saúde pública do Estado, assistência terapêutica e medicamentos antitabagismo para os fumantes que queiram parar de fumar.

"Na medida em que o PL objetiva restringir os locais para o consumo de cigarros, nada mais justo que o Poder Público proporcione a ajuda terapêutica e disponibilize os medicamentos necessários para que os fumantes percam, de forma definitiva, o hábito de fumar", afirmou Caramez.

Estudos recentes evidenciam que a maioria dos fumantes gostaria de abandonar o vício e apenas 5% das pessoas que tentam parar de fumar sozinhas conseguem abandonar o tabagismo. "Como sabemos, a nicotina causa dependência e a privação do cigarro pode desencadear uma série de sintomas. Assim sendo, a proposta governamental é a prevenção e a preservação da saúde pública. Há que se dar o suporte terapêutico para os fumantes que ficarão privados de fumar em praticamente todos os ambientes de uso coletivo", justificou o deputado.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp