Comissão de Representação discute Conjunto Hospitalar de Sorocaba

Representantes de secretarias de Saúde da região dizem que situação é grave
24/10/2001 13:31

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Lista de espera de mais de 3 mil pacientes para cirurgias eletivas e falta de estrutura material e pessoal. Esse quadro do Conjunto Hospitalar de Sorocaba foi traçado durante reunião entre a deputada Maria do Carmo Piunti (PSDB) e representantes das secretarias da Saúde de Ribeirão Branco, Capão Bonito, Sorocaba e Itu, nesta quarta-feira, 24/10.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba - composto pelo Hospital Leonor Mendes de Barros, Hospital e Pronto-Socorro Regional e Ambulatório de Especialidades - é tido como referência regional para o atendimento médico-hospitalar através do SUS para 44 municípios, além daqueles que enviaram representantes à reunião de hoje com a deputada. Maria do Carmo é membro Comissão de Representação parlamentar está recolhendo subsídios para elaborar relatório que sugira medidas concretas para reverter a atual situação do CHS.

A falta de investimento do Estado e a dificuldade das prefeituras em arcar com o aumento da demanda têm levado vários municípios da região a uma situação de colapso. A prefeitura de Ribeirão Bonito, por exemplo, suspendeu temporariamente, por falta de verba, o atendimento a pacientes que necessitem de cirurgias no hospital municipal.

Os representantes informaram à deputada que a falta de coordenação entre a Secretaria Estadual de Saúde, a direção do CHS e as prefeituras municipais tem dificultado o atendimento e causado sobrecarga da demanda de atendimento primário, que poderia ser absorvida por outras unidades municipais, ficando o CHS reservado ao atendimento secundário e terciário.

alesp