Da Tribuna


03/03/2011 18:10

Compartilhar:


Regimento interno



Olimpio Gomes (PDT), referindo-se à aprovação, nesta quarta-feira, 2/3, do PR 4/2009, que alterou dispositivos do Regimento Interno da Casa, disse que o regimento continua a limitar a ação dos parlamentares. "Manter a figura do relator especial é uma forma de o governo ou o Executivo interferir diretamente dentro do Legislativo". Gomes ainda criticou o fato de fazer-se necessária a presença do deputado apenas um dia da semana, segundo o novo regimento, e pediu que os parlamentares deem mais atenção à Casa e compareçam mais à sede do Legislativo paulista. (DK)



Amianto



Marcos Martins (PT) leu reportagem de Lorenza Pleuteri, publicada no jornal La Repubblica no dia 16/2, sobre o empresário italiano, Franco Buzzi, que faleceu infectado pelas fibras do amianto. "A luta contra o amianto é uma luta mundial", afirmou.



Multas injustas



Iduigues Martins (PT), que tomou posse nesta quarta-feira, 2/3, agradeceu a todos os deputados por ter sido bem recebido. Ele comentou que os motoristas do município de Mogi das Cruzes têm reclamado que, na rodovia SP-098, o único radar fotográfico num trecho registrou mais de 20.000 multas. Martins ainda contou que os maiores prejudicados são os moradores do bairro Vila Moraes, os que mais utilizam o trecho. "Que essas multas sejam anuladas porque elas não têm caráter educativo, mas punitivo. Aquela armadilha ali colocada é apenas para arrecadar verbas para o Estado". (DK)



Trabalho quase escravo



Hamilton Pereira (PT) apoiou a manifestação dos trabalhadores da empresa Flextronics contra a fábrica, localizada no município de Sorocaba. "A empresa proíbe os funcionários de irem ao banheiro sem atingir o mínimo de produção estabelecido e ela faz tantas escalas aos sábados e domingos, que priva os trabalhadores do descanso semanal remunerado, do convívio com seus familiares. Isso é um absurdo". Pereira solidarizou-se com os trabalhadores da categoria, com Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e lamentou a condição a que eles são submetidos. (DK)



Sem água



Diniz Lopes (PR)reclamou do serviço da Sabesp no município de Mauá. Segundo o parlamentar, a Sabesp tem um acordo com a Eletropaulo para de reduzir o custo de energia na região. E por isso durante a noite o bombeamento de água é desligado. "As bombas são cortadas e depois por qualquer problema a cidade sofre com falta d"água". Lopes elogiou o prefeito de Mauá, Osvaldo Dias, e alegou que este tem feito o possível para reorganizar a cidade, "Dias está lutando para colocar em ordem a bagunça que a família Damo deixou, assim como deixou um rombo de R$ 217 milhões, que sumiram dos cofres de Mauá".(DV)



Nova ponte em Cruzeiro



Luís Carlos Gondim (PPS) contou que esteve presente na inauguração da terceira ponte da cidade de Cruzeiro, Minas Gerais. Gondim afirmou que o projeto dessa ponte existe há 30 anos, "e hoje foi concretizado o sonho da população que servirá de cartão postal da cidade". Para Gondim, o sul de Minas só tem a ganhar com a implantação da nova ponte desde turistas a novas indústrias. "Agora os caminhões que passam pela região encontram condições perfeitas para chegar a Cruzeiro". O deputado parabenizou todos pelo esforço e também a Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, que conseguiu essa realização . (DV)



Culpa dos outros



Vanessa Damo (PMDB) cobrou atitude da prefeitura de Mauá em relação aos cadastros das famílias afetadas pelas chuvas. Segundo a deputada, essas famílias estão há mais de 30 dias esperando por ajuda. Depois a parlamentar respondeu ao pronunciamento de Diniz Lopes. "A prefeitura vive choramingando e colocando a culpa nos outros para disfarçar sua incompetência". Damo apontou que Osvaldo Dias tem feito mau uso dinheiro público: "As escolas da cidade foram todas pintadas de vermelho e temos um prédio redondo no centro que custou 20 milhões de reais e que mal serve, e tenho que ouvir que a minha família é culpada." (DV)



Fluxo de carreira



Olimpio Gomes (PDT) pediu ao governador Geraldo Alckmin para desengavetar o projeto de lei complementar apresentado pelo governo do Estado no final de 2006. "O projeto defendia a modificação do fluxo de carreira dos policiais. Então o Serra assumiu o governo e enterrou o projeto completamente, aliás o Serra esqueceu de tudo que tinha sido feito no mandato anterior", disse. Segundo Gomes, "oficiais e praças não conseguem crescer na profissão por falta de vagas". (DV)



Bons projetos



O deputado Fernando Capez (PSDB) apelou aos seus pares para que votem vários bons projetos que se encontram na Casa. Citou o PL 322/2008, do deputado Olímpio Gomes (PDT), que estabelece requisitos básicos para o funcionamento das oficinas mecânicas no Estado de São Paulo. Na mesma linha, segundo ele, há o PL 386/2007, de sua autoria, que obriga as seguradoras a comunicar ao Detran todos os sinistros de veículos registrados no Estado que forem considerados perda total. "O projeto visa coibir o roubo e o furto de veículos, mas, depois de aprovado na Assembleia, foi vetado pelo Executivo", lamentou Capez. (BA)



Balanço do mandato



O deputado José Augusto (PSDB) falou de sua alegria de ter participado do Parlamento paulista, contribuindo para a elaboração de leis e representando os que o elegeram. "Participei da formulação do PL Amigo da Amazônia, sobre a regulamentação da madeira usada em construções; presidi a CPI da CDHU, que a isentou de supostas acusações; participei da CPI da proliferação dos Cursos de Medicina; apresentei o PL que cria o Dia da Leitura; e tive o projeto de lei que permite a presença de um acompanhante ao paciente que estiver internado numa UTI aprovado pela Assembleia". José Augusto afirmou que continuará atuante na política. (BA)



Adolescentes e drogas



"Há cinco anos mais da metade dos adolescentes eram internados na Fundação Casa por roubo. Hoje, o tráfico de drogas é responsável por 38% dos casos de detenção", declarou o deputado Donisete Braga (PT). Para ele, políticas públicas são necessárias para reverter esse quadro. Outro assunto tratado pelo parlamentar foi a situação dos hospitais do Grande ABC. Segundo ele, o Hospital Nardini de Mauá, que atende a uma extensa região, teve R$ 160 milhões de gasto no ano passado. "Queremos debater com o governo estadual uma política de investimentos na área da Saúde para o Grande ABC". (BA)



Lixão no manancial



Iduigues Martins (PT) criticou a situação da segurança pública em Mogi das Cruzes, sua cidade. Ele disse que uma creche chegou a ser furtada sete vezes sem que a polícia prendesse os responsáveis. Ele também lembrou que grande parte do município está localizada em área de mananciais - que abastecem a capital paulista - ocupados irregularmente por moradias, o que gera um problema habitacional e ambiental na região. Ele também reclamou do projeto de instalação de um lixão no bairro Taboão daquele município: "O governo deveria estar incentivando a reciclagem", disse. (OT)

alesp