Regularização de terras na região de Presidente Prudente em debate
20/03/2012 22:13




A Comissão de Atividades Econômicas realizou nesta terça-feira, 20/3, audiência pública, presidida por Itamar Borges (PMDB), para discutir o Projeto de Lei 687/2011, do Executivo, que altera dispositivos da Lei 11.600/2003, que regulariza posse em terras devolutas da 10ª Região Administrativa, situada no extremo oeste do Estado de São Paulo, região de Presidente Prudente. A audiência foi proposta pelo deputado José Zico Prado (PT). O projeto entrou em discussão nesta terça-feira, 20/3, e pode ser votado ainda nesta semana.
Segundo Marcos Pilla, diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) a lei de 2003 nunca vigorou efetivamente na região do Pontal do Paranapanema. As alterações propostas no PL 687/2011 aos artigos 1º, 5º e 11º viabilizarão sua aplicação, explicou. Ele ressaltou que os recursos obtidos com a desocupação das terras serão usados para a infraestrutura dos assentamentos.
O deputado Mauro Bragato (PSDB) considerou o PL 687/2011 um avanço, pois dará segurança jurídica para 31 mil imóveis nos 53 municípios da região de Prudente. Já Reinaldo Alguz (PV) lembrou que a propositura será fundamental para gerar verba para a reforma agrária, pois o valor arrecadado com a venda da terra será usado para dar estrutura aos assentados.
José Zico Prado defende o diálogo com o governo do Estado, porque, segundo ele, áreas com até 500 hectares são fazendas, quando a necessidade é regularizar os pequenos módulos, de pequenos e médios produtores. Para João Paulo Rillo (PT), a pobreza não é causada pela insegurança jurídica, é pelo desrespeito à vocação natural da região de partilhar a terra e investir na diversidade da produção.
A pobreza da região, disse Simão Pedro (PT), é causada também pelo alto custo do transporte da região, por conta do valor elevado cobrado pelos pedágios. Simão Pedro avaliou também que o PL retira da lei, no artigo 1º, a expressão "inaptas à implantação de projetos de assentamentos fundiários", excluindo a possibilidade de uso das terras para reforma agrária. Também se posicionaram contra as mudanças na Lei 11.600/2003 os deputados Gerson Bittencourt e Ana Perugini (ambos do PT) e Leci Brandão (PCdoB).
Para Ernane Erbella, prefeito de Presidente Venceslau, a insegurança jurídica que envolve a posse das terras na região do Pontal é o que impede o desenvolvimento da região, a segunda mais pobre do Estado.
Mar de cana
"A segurança jurídica será para empresas e latifundiários, o que aumentará o retrocesso da reforma agrária por que passa nos últimos anos o Estado de São Paulo e principalmente a região do Pontal", afirmou Delveck Mateus, dirigente do Movimento Sem Terra (MST). Para ele, o Pontal está virando um mar de cana. "Isso não é desenvolvimento, pois impede a produção de alimentos", finalizou Delveck.
Regiane Menezes, do assentamento São Bento, da região do Pontal, leu moção de repúdio ao PL 687/2011, tirada em audiência realizada em Presidente Prudente, onde se considera que a proposta irá "doar quantidade enorme de terras para latifundiários e grileiros, que são responsáveis pela pobreza da região".
Também protestaram contra o PL 687 Cido Maia, do assentamento Rodeio de Presidente Bernardes, Marco Pimentel, da Federação da Agricultura Familiar, e Antonio Storel, da Secretaria de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT.
Wellington Diniz Monteiro, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, considerou importante e possível a reforma agrária na região do Pontal, e lembrou que a agricultura familiar é responsável por 70% do emprego e da renda, além da produção de alimentos. Também falou sobre o PL 687/2011 Alberto Vasquez, representante do Incra, que abordou a parceria entre o Itesp e o Incra, na década de 1990, para arrecadação de terras devolutas.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações