Crédito educativo estadual beneficiará estudantes de baixa renda
06/12/2001 11:30
DA REDAÇÃO
Estudantes de baixa renda vão contar com um sistema de crédito educativo, em âmbito estadual, para pagamento de anuidades em cursos universitários e de ensino técnico. De acordo com o Projeto de lei 183/1999, do deputado Caldini Crespo (PFL), aprovado pela Assembléia Legislativa em sessão extraordinária na noite desta quarta-feira, 5/12, o aluno beneficiado com o financiamento junto ao banco Nossa Caixa deve começar a saldar o empréstimo dois anos depois de formado. Ele tem, para isso, prazo equivalente ao número de anos de duração do curso que concluiu.
Os critérios para concessão de crédito serão estabelecidos pela entidade financeira, e o estudante que for reprovado em qualquer série do curso perderá o direito ao financiamento. Se o projeto for sancionado pelo governador, a lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Para disciplinar a colocação de postes da rede elétrica, o deputado José Zico Prado (PT) apresentou o Projeto de lei 808/2001, também aprovado na quarta-feira. A proposta prevê que as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia instalem os postes, preferencialmente, na divisa dos terrenos, na área urbana. A implantação sem critério cria, em alguns casos, "situações grotescas, como a colocação de postes no meio de lotes com frente de cinco metros", afirma o deputado. A mudança de postes já instalados em locais inadequados deverá ser feita sem custos para os proprietários de terrenos.
Violência e emprego
Os deputados paulistas também aprovaram projeto que determina periodicidade para a divulgação de dados sobre violência e criminalidade no Estado. Segundo o autor do PL 626/2001, deputado Petterson Prado (PPS), o planejamento das ações de segurança pública sustentado em indicadores técnicos evitará que "a distribuição do efetivo policial e dos recursos materiais se dê sob orientação política". O projeto determina que o poder público divulgue, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, os números e o mapeamento regional dos casos de violência ocorridos no trimestre anterior, acompanhados de informações sobre efetivos e órgãos policiais existentes nas respectivas regiões.
Foi aprovado ainda o Projeto de Lei 701/2001, de autoria do deputado Milton Vieira (PFL), que autoriza os órgãos da administração centralizada e descentralizada, empresas públicas e fundações do Estado a empregar, em serviços de carga e descarga, trabalhadores avulsos, ainda que não contratados por sindicato ou associação profissional da categoria. Pessoas físicas ou jurídicas do setor de locação de serviços poderão intermediar a contratação. Na mesma sessão extraordinária foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 43/2001, do Executivo, que prorroga por dois anos a concessão de prêmio de incentivo à produtividade para servidores da Procuradoria Geral do Estado. Considerado um estímulo à qualidade e racionalização dos serviços naquele órgão, o prêmio vem sendo concedido desde 1998.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado participa do maior evento conservador do mundo nos EUA, o CPAC
- Crise hídrica em São Paulo vai além da falta de chuvas, apontam especialistas em seminário na Alesp
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações