Notas do plenário


27/03/2008 19:25

Compartilhar:


Mudança em adicional de localidade

"Fiquem tranqüilos, nós estaremos vigilantes em todas as coisas da PM", disse Edson Ferrarini (PTB), acerca do PLC 11/2008, enviado pelo Executivo, que altera o adicional de localidade de exercício da polícia, para o qual apresentará emendas, procurando estender os benefícios para pensionistas e inativos. O deputado também comentou a realização de cerimônia nesta quinta-feira, 27/3, no Centro de Recuperação de Álcool e Drogas que mantém na capital. O evento condecora empresário que está há dez anos sóbrio. (MF)

TV legislativa e Billings

A Assembléia deu um "passo importante na consolidação da democracia" ao aprovar a criação da Fundação Nove de Julho de Rádio e Televisão Legislativa, que transmitirá em canal aberto de TV os trabalhos desta Casa, comentou Donisete Braga (PT), que também elogiou o trabalho dos funcionários da TV Alesp. O deputado falou sobre o abraço simbólico feito hoje na represa Billings, que completa 93 anos de existência, e manifestou esperança de que o Executivo envie logo o PL de sua lei específica. Ele ainda convidou todos à Audiência Pública sobre a Flotação do Rio Pinheiros, a ser realizada em 28/3. (MF)

Tratamento de câncer em Marília

A inauguração do Centro de Oncologia, em Marília, com os equipamentos mais modernos do Brasil, foi festejada por Vinícius Camarinha (PSB). Ele elogiou o convênio entre os governos federal e estadual que propiciou a instalação desses equipamentos na Faculdade de Medicina, e afirmou que as filas para atendimento nas 62 cidades da região irão diminuir. Camarinha também se declarou indignado com "apelações eleiçoeiras" que tem sofrido, num "exercício regular de demolição de imagem", lamentando que as acusações fiquem fora do campo de debate das idéias. (MF)

Crianças sem leite

Há 11 dias que, por problemas burocráticos, em cidades da região de Araçatuba, há suspensão ou redução do atendimento do Programa Viva Leite, que atende 720 mil crianças, reclamou Cido Sério (PT). Ele afirmou que cobrará solução urgente da Secretaria da Agricultura, já que diversas prefeituras têm arcado sozinhas com seus custos. O deputado também pediu a aprovação do PL 1.069/2007, de sua autoria, que obriga a matrícula de filhos de autoridades estaduais em escolas públicas. (MF)

Criação de emenda

Olímpio Gomes (PV) afirmou que a Assembléia Legislativa precisa apreciar urgentemente o PLC 11/2008 enviado pelo governador José Serra que, de acordo com o deputado, não contempla os policiais inativos nem pensionistas. "Desde 1992, policias feridos em decorrência de serviço, e aposentados por invalidez, perdem os adicionais. Porém, eles são policiais até a morte e, muitas vezes, após a aposentadoria, morrem defendendo os cidadãos", argumentou. Gomes pediu para que a Casa avalie o PLC e elabore uma emenda que resolva, de uma vez por todas, esta questão. (GF)

Cadê a agilidade?

Luciano Batista (PSB) cobrou mais agilidade da Assembléia Legislativa em votação e deliberação de projetos. "A Casa deveria seguir o exemplo das câmaras municipais, que são superágeis", citou. Segundo Batista, há muitos projetos em tramitação de urgência que estão parados. "As coisas andam num ritmo de tartaruga. É necessário refletir sobre mudança de funcionamento interno da Assembléia, com o respaldo da população e da imprensa", sugeriu. Para ele, é através do bom andamento dos projetos que a Casa adquire respeito e credibilidade. (GF)

Chamada à reflexão

Fernando Capez (PSDB) comentou matéria publicada na Folha de S. Paulo informando da intenção do Ministério da Educação de cortar mais de 13 mil vagas em 23 cursos de direito em faculdades privadas. "Chamo o ministro Fernando Haddad à reflexão. Tanto ele quanto eu tivemos o privilégio de ter acesso aos ensinos básico e médio de alta qualidade, o que nos possibilitou entrar na USP. Já aqueles que não têm condições de pagar bons cursos básicos e não conseguem passar nos vestibulares das faculdades públicas, tem de se submeter a cursos pagos, mas baratos. Portanto, os cursos que o ministro que cortar desempenham função social e preenchem lacuna do Estado. (BA)

Batendo recordes

O deputado Rui Falcão (PT) também comentou matéria publicada na Folha de S.Paulo. "Segundo pesquisa CNI/Ibope, publicada nesta quinta-feira, 27/3, a avaliação positiva do governo do presidente Lula atingiu o maior índice desde 2003, chegando a 58%, sendo que a aprovação do presidente subiu para 73%. Esses dados refletem o sentimento geral: pela primeira vez os brasileiros se sentem reconhecidos como cidadãos". Segundo o deputado, hoje a classe C é a maior do país, fruto da migração das classes inferiores (D e E). Além disso, o deputado citou que o país está batendo recordes de exportação. (BA)

alesp