Atendimento mais rápido para exames médicos


06/06/2011 11:40

Compartilhar:


Milton Vieira (Dem) apresentou o Projeto de Lei nº 546/11, que institui o Programa "Fila Zero" para a realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia nos hospitais da rede pública.

"A espera para a realização de procedimentos de alto custo nas unidades públicas de saúde é algo que foge do aceitável. Quando um paciente necessita agendar um exame ou tratamento mais complexo, ele é obrigado a enfrentar filas de espera que ultrapassam um ano", justifica o deputado.

A proposta visa atenuar a demora ocasionada pela grande demanda dos hospitais e a complicada relação burocrática da Secretaria de Saúde com o governo federal, responsável pelo SUS, (Sistema Único de Saúde), que acaba por prejudicar aqueles que mais necessitam do atendimento clínico.

"Dessa forma, pretendemos diminuir o sofrimento dessas pessoas que em razão do longo tempo de espera, na maioria das vezes, têm uma piora no seu quadro clínico, obrigando a rede pública a gastar muito mais dinheiro com as internações e cirurgias de emergência. Tudo em razão da demora para diagnosticar doenças que poderiam ter sido tratadas com antecedência", finalizou o parlamentar. (jr)

mvieira@al.sp.gov.br

alesp