Da Tribuna


28/03/2012 20:08 | Da redação

Compartilhar:


Pinheirinho



Marco Aurélio (PT) lembrou da desocupação, há cerca de dois meses, da região do Pinheirinho e exibiu um vídeo com cenas das ações policiais durante a realização do ato. "Pode passar o tempo que for, eu vou continuar cobrando uma posição do governador", declarou o deputado. Aurélio acredita que órgãos internacionais tomarão providências em favor dos moradores se nada for feito. "Ninguém do governo reconhece os erros das ações no Pinheirinho e na Cracolândia. Acham que foi tudo um sucesso", reclamou o parlamentar, e comparou o governo estadual com a ditadura militar. (DV)



Pinheirinho 2



Hamilton Pereira (PT) concordou com o deputado Marco Aurélio e acusou o governo estadual e a Justiça paulista de estarem protegendo a propriedade privada de Naji Nahas, um devedor do fisco brasileiro, "que deveria estar atrás das grades". O parlamentar também lamentou a briga entre as torcidas organizadas do Corinthians e Palmeiras que resultou na morte de uma pessoa. Pereira ressaltou que esses grupos combinam confrontos pela internet, de forma que muitas pessoas ficam cientes da futura confusão. "Todos ficam sabendo, menos a Polícia Militar, que nada sabe e nada faz", criticou. (DV)



Bebida alcoólica



Jooji Hato (PMDB) contou que torce para que o Congresso Nacional não aprove a Lei da Geral da Copa, a qual libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. Para o deputado, essa medida trará consequências graves e questionou quem será o responsável. Hato considera o álcool porta de entrada para outras drogas e o principal ingrediente para as pessoas se meterem em brigas e confusões. Hato lembrou que é autor da lei do silêncio e que na época foi muito criticado pelos donos de bares e outros estabelecimentos. (DV)



Contra paralisia



Ed Thomas (PSB) citou o novo método de tratamento que tem ajudado pessoas, especialmente crianças, com sequelas de paralisia cerebral e atrofia nos movimentos. Segundo o deputado, Therasuit é um método de tratamento que consiste em visar o ganho de força, aumento da resistência do controle e coordenação muscular e que ajuda a melhorar as atividades funcionais como engatinhar, sentar e andar. Thomas contou que esse tratamento começou a ser aplicado no estado do Paraná e ainda não chegou a outros lugares. O deputado falou ainda da Frente Parlamentar da Apae e lembrou de sua importância. (DV)



As raízes dos problemas



"É fácil analisar o ocorrido sem analisar também a raiz do fato", disse Rafael Silva (PDT) ao comentar o caso Pinheirinho. Segundo o deputado, é difícil apontar culpados na ação, pois se tratou do cumprimento de uma ação judicial: "O que devemos ter em mente é que o problema social não surge do nada", disse. O parlamentar citou trechos do poema A triste partida, de autoria de Patativa do Assaré, que trata da migração de nordestinos para a cidade de São Paulo. "Não somos contra a migração, mas nos faz pensar no motivo, a raiz do problema que faz com que aconteça", completou. (DA)



Ceagesp



Edson Ferrarini (PTB) falou da possível cobrança de taxa para cada caminhão que entra nos depósitos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). "Em 46 anos de existência da Ceagesp nunca foi sugerido algo tão absurdo quanto isso", declarou. Segundo o deputado, caso a cobrança seja implantada haverá um aumento de preço nos produtos. O parlamentar falou, também, sobre a manifestação organizada pelos donos de bancas, carregadores e caminhoneiros do Ceagesp contra a cobrança da taxa. (DA)



Faltam médicos



Ulysses Tassinari (PV) afirmou que as cidades do interior estão enfrentando dificuldades para contratar médicos. O deputado defendeu a aprovação do PL 716/2011, de sua autoria, que torna obrigatório que os profissionais formados nas universidades públicas do Estado de São Paulo, na área de medicina, prestem serviços remunerados à administração pública por um prazo mínimo de um ano. "Acho injusto que médicos formados por universidades públicas não proporcionem um retorno para a sociedade mais necessitada. O serviço será pré-requisito para a concessão do registro definitivo no CRM", disse. (DA)



Dias especiais



Marcos Martins (PT) informou sobre o ato unificado do Dia Mundial da Saúde, que acontecerá no dia 10/4, com o objetivo de defender a saúde pública gratuita, universal, e de qualidade para todos os brasileiros. O parlamentar lembrou, também, do Dia Internacional do Teatro e do Circo, comemorado em 27/3: "Gostaria de saudar todos os artistas e em especial o grupo Teatro Mágico, criado em Osasco", disse. O parlamentar falou também sobre a queda de árvores e problemas relacionados à falta de energia elétrica. "A Eletropaulo precisa tomar providências", declarou. (DA)



Prévias



Pedro Tobias (PSDB) mostrou-se preocupado com a situação da saúde no Estado: "Precisa melhorar o tratamento do SUS. Vou cobrar a Secretaria da Saúde", comentou. O deputado falou também sobre as prévias do PSDB para a escolha dos candidatos a prefeito nos municípios. Segundo ele, o trabalho é de valorização da militância. "Exercemos a democracia e igualdade no partido. O partido unido vai eleger o grande prefeito que se chama José Serra", disse. (IR)



O preço dos remédios



Welson Gasparini (PSDB) informou que, no dia 31/3, o preço dos remédios vai sofrer reajuste de até 5,85%. O deputado disse que o Procon, em pesquisa feita com diferentes farmácias, constatou variação de quase mil por cento nos preços de medicamentos. "Qual fiscalização vai ter para o reajuste de 5,85%?", questionou. O parlamentar falou que a cada R$ 10 gastos em remédios, R$ 3,30 são impostos pagos pelo consumidor. "Tem muita gente ganhando fortunas com medicamentos. A impunidade no nosso país é total. "Faço um apelo ao governo do Estado para que isente os remédios de impostos, e tenho certeza que o governo federal fará o mesmo", falou. (IR)



Conselhos tutelares



O deputado Ed Thomas (PSB) ressaltou as reais necessidades dos conselhos tutelares, tanto das instituições quanto dos conselheiros. "Prefeituras e vereadores desconhecem o fato de serem esses conselheiros o arrimo psicológico para se evitar que crianças e jovens procurem nas drogas a segurança que muitas vezes não encontram em seus lares". Lembrou que o pedido de uma conselheira de Presidente Bernardes, de doação de um veículo para suas visitas a famílias e jovens, não foi atendido. "É dos conselhos a responsabilidade de mostrar a esses adolescentes um novo projeto de vida. Mas como procurá-los? A pé? De bicicleta?" (WP)



Publicidade de álcool



O deputado Rafael Silva (PDT) abordou o uso de drogas por jovens e criticou propagandas de cerveja veiculadas em canais de televisão, que podem induzir adolescentes ao consumo de bebida alcoólica. Silva citou Freud, Jung e Frankl, psicanalistas, para se referir aos graves problemas desencadeados muitas vezes pelo estímulo ao uso de drogas. Para ele, é uma distorção condenar o policial por afrontar dependentes. Segundo ele, não é o policial o bandido, mas sim aquele que rouba o dinheiro público, inviabilizando a possibilidade de uma habitação, um emprego digno, e um projeto de vida ao jovem. (WP)



Tragédias



Jooji Hato (PMDB) falou sobre assassinatos e tragédias ocorridos em São Paulo, no último final de semana, questionando os meios usados para consumar tais assassinatos. Ele concluiu que isso só pode originar-se no porte de armas ilegais e roubadas. Para Hato, a violência gera enorme prejuízo ao SUS, além de sobrecarregar policiais, médicos, paramédicos e IMLs. "Este seria um maravilhoso país e um maravilhoso Estado, se não tivéssemos essas pessoas armadas, assassinando semelhantes. (WP)

alesp