Da Tribuna


16/04/2012 20:01 | Da redação

Compartilhar:


Mobilizações



Olimpio Gomes (PDT) informou ter participado, na sexta-feira, 13/4, de ato do dia mundial da saúde na praça da Sé na capital. A mobilização reivindicou "necessidades mínimas em relação à dignidade dos profissionais da saúde". O parlamentar disse ter estado presente também em manifestação de servidores públicos no domingo de manhã. O evento teve como objetivo a conquista da votação da PEC 555 e agradecimento a deputados federais que votaram a favor da PEC 270. (IR)



Educação



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre anúncio feito pelo governador Geraldo Alckmin sobre a compra de aparelhos de informática para a educação. Segundo o deputado, serão investidos mais de R$ 5 bilhões na ação. O parlamentar considera que a educação pública está em estado de calamidade e, para ele, essa medida não vai solucionar o problema. "As escolas não estão recebendo verbas para sua manutenção. Estão sem dinheiro para comprar desinfetante". Para Carlos Giannazi, o governo atual não possui projeto adequado para a área. (IR)



Trecho Norte do Rodoanel



Luiz Claudio Marcolino (PT) disse ter participado de audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamentos que discutiu a construção de ponte na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que liga a via até a Lapa, e a duplicação da avenida para a compensação das obras do trecho norte do Rodoanel. O deputado informou que, já a partir de maio, haverá duas frentes parlamentares para tratar da situação das famílias atingidas pela obra da ponte e da duplicação viária. (IR)



Contaminação



Jooji Hato (PMDB) falou sobre batalha judicial envolvendo ex-trabalhadores da Shell e da Basf. O deputado informou que durante o processo morreram 59 pessoas por contaminação de substâncias cancerígenas da área onde estiveram instaladas fábricas das duas empresas, em Paulínia. O deputado citou também a contaminação do bairro Vila Carioca, em São Paulo, causada pela Shell. "A justiça não puniu essas empresas. Vendo os laudos de óbito com contaminação, as empresas têm de se responsabilizar". (IR)



Pesca



Edson Ferrarini (PTB) comentou o seminário Legislação de Pesca Incidente no Estado de São Paulo, realizado na segunda-feira 16/4, na sede da Secretaria do Meio Ambiente. No seminário, foi assinada pelo secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, a resolução que institui a comissão científica para atualização da lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo e a comissão técnica para propor normas para a regulamentação do Decreto Estadual 56.031/2010. "Percebo que o governo está preocupado e quer atender melhor a questão da pesca", disse. (DA)



Inauguração



Donisete Braga (PT) falou sobre a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cidade de São Bernardo do Campo para inaugurar o Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa. "O centro atenderá cerca de 5 mil alunos e será importante no processo de formação e capacitação de jovens, estou muito feliz com a iniciativa da prefeitura", disse. O complexo educacional é formado por quatro blocos e atenderá também os estudantes de pré-escola e ensino fundamental. São 640 vagas para crianças de zero a três anos, 1.728 para alunos de quatro a seis anos e 2.800 vagas para o ensino fundamental. (DA)



Novo comandante



Olimpio Gomes (PDT) agradeceu o presidente da Casa e o 2º secretário por terem recebido nesta segunda-feira, 16/4, o coronel Roberval Ferreira França, novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo. O parlamentar elogiou o trabalho dos PMs que trabalham na Alesp e defendeu a aprovação do projeto de sua autoria que estabelece um rodízio na função, limitando a dez anos a permanência na Casa. "Tenho a esperança como cidadão de que as nossas instituições sejam sempre firmes como é a Polícia do Estado", disse. (DA)



Policiais



"Servi durante muitos anos e conheço profundamente as dificuldades enfrentadas por essa classe", disse Edson Ferrarini (PTB), referindo-se aos policiais. O parlamentar analisou a questão da segurança pública no Estado e defendeu a necessidade de uma legislação que mantenha os bandidos na cadeia. "O que fazemos ao prender os meliantes é enxugar gelo, já que a lei permitirá que eles sejam soltos", analisou. O deputado afirmou que a PM de São Paulo é a melhor do país e o orgulho dos paulistas.Defendeu também a aprovação do PEC 300. (DA)

alesp