Executivo analisa PL que institui o táxi metropolitano no Estado


05/06/2012 11:39 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:


O Executivo analisará o PL 157/2004, de Edmir Chedid (DEM), que cria o Sistema Rodoviário Intermunicipal Metropolitano de Transporte Individual. O PL, aprovado pela Assembleia, foi denominado como Táxi Metropolitano e resultará na instituição de normas aos profissionais que atuam entre os municípios de uma mesma região metropolitana.

A proposta beneficiará os usuários desse serviço nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. "Os veículos regularizados para a atividade poderão realizar corridas entre municípios que integram esse aglomerado urbano e até mesmo para outros municípios do seu entorno", comentou.

Os municípios das três regiões metropolitanas deverão programar e fornecer os pontos, cabendo à esfera municipal definir critérios. "O projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas compreendo que caberá aos municípios escolher os pontos e critérios de embarque e desembarque. Também será do poder público municipal a responsabilidade de fiscalização", completou.

Com a aprovação, Edmir Chedid acredita que a medida impulsionará o serviço, que terá uma tarifa única e semelhante à dos táxis que operam somente dentro de um município. "Na prática, a ideia é aperfeiçoar o trabalho dos taxistas, que na maioria das vezes são obrigados a levar um passageiro e voltar com o carro vazio, o que não é interessante para ninguém", concluiu.



echedid@al.sp.govbr

alesp