Sacolas plásticas voltam a ser entregues gratuitamente


28/06/2012 12:12 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


Após meses de debates e questionamentos sobre o acordo feito entre o governo do Estado e a associação que representa os supermercadistas com o intuito de banir as sacolas plásticas gratuitas, as sacolas plásticas voltaram a ser distribuídas gratuitamente em São Paulo. Por decisão da justiça, os supermercados Carrefour, Sonda e o Grupo Pão de Açúcar são obrigados a disponibilizar a embalagem.

Para o líder do PRB na Assembleia, deputado Gilmaci Santos, a decisão é uma vitória para o consumidor. "Isso é resultado da pressão popular, pois o consumidor estava sendo lesado pela decisão de banir as sacolas", disse. O parlamentar também apresentou o Projeto de Lei 87/2012, que tornava obrigatório o fornecimento gratuito de embalagem ao consumidor para acondicionamento de produtos comprados em supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais.

Segundo o parlamentar, o projeto foi apresentado após sentir na própria pele o quanto o acordo era injusto. "Não é certo o consumidor ter que arcar com a embalagem e pagar o mesmo valor pelo produto, não há nenhum benefício com isso; se os supermercados querem investir no meio ambiente então que disponibilizem embalagens mais limpas", disse.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp