Opinião - Um exemplo de honestidade


27/08/2012 13:17 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Alcançou grande repercussão em todo o Brasil, recentemente, o exemplo de honestidade dado por um casal de moradores de rua que, ao recolher material reciclável para vender, encontrou R$ 20 mil e o devolveu ao dono. Segundo os jornalistas que acompanharam o fato o casal, mesmo diante da tentação de ficar com um dinheiro tão facilmente chegado às suas mãos, não teve um momento de hesitação: foi à delegacia mais próxima e entregou à polícia o dinheiro achado.

Fiquei muito impressionado " pois exemplos de honestidade impressionam numa época de tanta roubalheira e tanta violência " quando o pobre morador de rua, ao ser indagado sobre o motivo de ter devolvido um dinheiro que poderia ser seu respondeu, sem titubear: "Foi um ensinamento da minha mãe. Ela sempre me dizia para eu nunca ficar com nada que não me pertencesse".

Uma explicação, sem dúvida, singela mas eloquente da profundidade do ensinamento moral da mãe no coração daquele filho: mesmo trabalhando duro e passando necessidades de tudo, inclusive de alimentos, soube colocar em prática o ensinamento materno e sequer se sentiu tentado a se apoderar daquele montante, sem duvida, expressivo.

Pesquisa feita, paralelamente, por um repórter, mostrou: 72% dos pesquisados teriam um comportamento diferente e ficariam com o dinheiro, certamente ainda se classificando como "espertos" em função dessa atitude.

Esse episódio me leva a refletir sobre a importância fundamental dos pais e professores transmitirem, aos seus filhos e alunos, bons ensinamentos, mostrando-lhes sempre o valor da honestidade e do respeito ao próximo. Mais do que nunca se torna necessário transmitir valores éticos, morais e espirituais no sentido das crianças, jovens e adultos passarem a tratar o próximo conforme gostariam de ser tratados.

Deus queira esse exemplo de honestidade consiga alertar muitas consciências para uma reação aos valores negativos como o de mentir, roubar, iludir e trapacear na ânsia de levar vantagem...

As pessoas de boa formação moral e religiosa não podem, jamais, se acomodarem na luta contra o mal: daí, a meu ver, a importância de difundir e propagar os bons exemplos como o dado por esse casal paulistano; ainda existem, felizmente, pessoas realmente honestas e que devem , por isso mesmo, ser prestigiadas e valorizadas...



*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp