Opinião: Capital Estadual do Som Automotivo - do útil ao agradável

É a oportunidade de divulgar oficialmente a excelência do município e da região no desenvolvimento da atividade econômica e atrair novos investimentos
16/01/2013 17:44 | Ed Thomas *

Compartilhar:


A música tem um grande poder sobre as emoções e a psique humana. A ciência afirma que a música exerce uma poderosa influência na mente, no corpo e no comportamento das pessoas de todas as idades. Proporciona reconhecidos benefícios na saúde humana, revigorando, harmonizando e ampliando todas as funções vitais e extra-sensoriais. Pode eliminar qualquer nível de stress, ampliar suas capacidades mentais, auxiliar em processo de cura e melhorar o desempenho afetivo.

Associar a música à grande paixão por carros é essencial a todo brasileiro. Falar da paixão do brasileiro por carros é desnecessário. Mas, dentre as exigências básicas de motoristas e passageiros no quesito conforto, certamente tem lugar de destaque o equipamento de som automotivo.

Ao buscar som automotivo, busca-se o equilíbrio do som, ou seja, o equilíbrio de todas as frequências, através da equalização, Nenhum falante consegue tocar todas as frequências, então é necessário um conjunto de falantes, que juntos, e bem regulados, respondam em equilíbrio a maior freqüência possível.

A profissionalização do som automotivo é necessária para a música alcançar sua poesia, com conforto a todos ocupantes de um carro " um som audível e não apenas barulho. A profissionalização é alcançada quando o mercado pode contar com equipamentos de qualidade e mão de obra especializada. E nesses quesitos os municípios de Presidente Prudente e de Alfredo Marcondes estão bem servidos.

Em Presidente Prudente estão instaladas as sedes da Stetsom Eletrônica Ltda, que é a maior fábrica de amplificadores para som automotivo da América do Sul, fundada em 1989. Seu parque industrial possui 7 mil m2 de área construída. A Staner integra um conglomerado de empresas (Staner Group), composta por empresas relacionadas diretamente ao áudio e a música, que são a ST Componentes Eletrônicos, Eros Alto-Falantes e Sonotec Eletrônica, têm como data de fundação o dia 15/3/1973. A marca já era utilizada seis anos antes da formalização da empresa, razão pela qual 1967 é considerado como o ano de início das atividades do grupo.

No município de Alfredo Marcondes, no ano de 1999 nasce a Taramp"s Amplificadores, hoje instalada num pátio fabril de 3 mil m2, com distribuidores em todo Brasil. Essas empresas têm levado o nome de Presidente Prudente e região para eventos nacionais e internacionais com muita eficiência, e vêm proporcionando geração de empregos com a profissionalização de jovens e a sua inclusão no mercado de trabalho.

A concessão do título de Capital Estadual do Som Automotivo a Presidente Prudente constitui uma oportunidade de o Poder Público admitir e divulgar oficialmente a excelência da região no desenvolvimento dessa relevante atividade econômica e atrair novos investimentos. Também nos fortalecer para a conquista de um Parque Tecnológico, um espaço que oferece oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento do setor produtivo.

Assim, em junho de 2012 protocolei na Assembleia Legislativa do Estado o Projeto de Lei 429, o qual institui o município de Presidente Prudente como Capital do Som Automotivo, considerando que a partir de sua aprovação, o título nos tornará referência no país e no mundo. É unir o útil ao agradável som musical.



*Ed Thomas é deputado pelo PSB, membro efetivo da Comissão de Atividades Econômicas e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

alesp