Da Tribuna


25/02/2013 20:17 | Da Redação

Compartilhar:


Educação e Iamspe



Luiz Claudio Marcolino (PT) comunicou ter recebido carta da comissão consultiva do Iamspe a respeito de projeto aprovado pela Assembleia e vetado pelo governador. "Quero parabenizar a Apeoesp por ato realizado nesta sexta-feira, 22/2, pela valorização dos professores da categoria O", disse. Marcolino informou que se encontrará, esta semana, com o secretário da Educação, Herman Voorwald, para discutir a reabertura do EJA (Educação de Jovens e Adultos), em Vargem Grande.

*Pronunciamento realizado em 22/2 republicado para esclarecimento de ambiguidade. (GA)



Inundações



Luiz Claudio Marcolino (PT) comentou a reunião que teve no dia 25/2 com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, para tratar da ampliação do trecho que liga a zona sul de São Paulo até a zona oeste. O deputado discorreu a respeito das estações que passam por problemas de inundações, como a estação Água Branca, Lapa, Perus e Jaraguá. Segundo Marcolino, foram discutidos procedimentos visando melhoria nas estações de trens para que não ocorram inundações. (GA)



Descumprimento de lei



Carlos Giannazi (PSOL) acusou o governo estadual de não cumprir a Lei 12391/2006, que estabelece a data base salarial do funcionalismo, aprovada pela Assembleia e sancionada em 24/06/2006 pelo governador. "A lei esta sendo desrespeitada, afrontada e violada pelo governo, prejudicando milhares de servidores públicos", disse. Giannazi citou as perdas inflacionárias que os servidores do Estado sofreram. (GA)



Chuvas e violência



Jooji Hato (PMDB) comentou o desgaste ecológico e lamentou a morte de uma pessoa no desmoronamento de um morro ocorrido na rodovia dos Imigrantes. O deputado também falou a respeito da violência, afirmando que a causa são as bebidas alcoólicas e as drogas. Hato ressaltou a importância do projeto de lei de sua autoria que implementa a delegacia especial para maus-tratos comentidos contra animais. (GA)



Pedágio e inspeção veicular



Osvaldo Vergínio (PSD) comentou a cobrança de pedágios da rodovia Castelo Branco na região da cidade de Osasco. "São dois pedágios próximos um ao outro, e isso é contra a lei", disse. Informou que participaria de reunião do Conseg e outras instituições no município de Barueri para debater a questão dos pedágios. Virgínio se mostrou contrário à inspeção veicular. "Para mim, quem tem de pagar pelas inspeções veiculares são os fabricantes de veículos." (GA)



Morte de policiais



"Infelizmente é uma realidade do nosso dia a dia ver os policiais tombando", lamentou o deputado Olimpio Gomes (PDT). Discorreu sobre o caso de mais três policias mortos durante o final de semana. "Essas baixas não estão mais sendo noticiadas pela mídia", afirmou. Citou que em 127 dias após o pronunciamento do governador Geraldo Alckmin sobre a ajuda que seria dada às famílias de policiais mortos, não houve a elaboração nem o encaminhamento de nenhum projeto por parte da Casa Civil para que fosse votado pela Assembleia. (JF)



Ato político



Alcides Amazonas (PCdoB) discorreu sobre ato político-partidário, realizado no dia 21/2, na Assembleia, e que contou com a presença do presidente da Casa, Barros Munhoz (PSDB). Agradeceu a todos que apoiam os mandatos dos novos deputados. Falou brevemente sobre sua trajetória como vereador e como chefe do escritório de São Paulo da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP). (JF)



Política de saúde pública



"A saúde é uma das maiores preocupações da população brasileira", afirmou o deputado Carlos Neder (PT). Citou reunião realizada no dia 24/2, em São Bernardo do Campo, com a presença de secretários da saúde de várias regiões do Brasil. O objetivo foi a discussão da melhor forma de se colocar em prática as diretrizes da política de saúde pública. Neder solicitou que o governo do Estado tenha uma participação maior nas questões de saúde pública. (JF)



Santas casas



Vitor Sapienza (PPS) comentou reunião com a Federação e Confederação das Santas Casas, realizada no dia 25/2, na Assembleia, e que contou com a presença de vários deputados. "Espero que as promessas feitas pelos deputados durante a solenidade sejam cumpridas", disse. Falou das dificuldades que as santas casas enfrentam. Para Sapienza, o Sistema Único de Saúde (SUS), já está falido há aproximadamente dez anos. (JF)



Saúde



Carlos Giannazi (PSOL) compartilhou da preocupação dos deputados Carlos Neder (PT) e Vitor Sapienza (PPS) sobre os problemas enfrentados pela saúde pública. Pasra ele, o que ocorre é a privatização do setor da saúde. Responsabilizou o governo do PSDB "por tratar algo tão importante como mercadoria. Como o Brasil cresce se a saúde está sucateada?", questionou. Giannazi finalizou solicitando investimento maior para a área. (JF)

alesp