Fechamento de creche em Ribeirão Preto


14/03/2013 19:49 | Da assessoria do deputado Rafael Silva

Compartilhar:


O deputado Rafael Silva (PDT) tem se reunido com a Comissão de Mães do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que luta pela manutenção da creche do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, denominada Centro de Convivência Infantil. Algumas decisões tomadas pela Superintendência do HC, em função da necessidade de adequação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação para ajustar o quadro de funcionários dentro da exigência de formação específica que se enquadra nesse perfil, têm deixado as mães preocupadas com o provável fechamento da creche.

Mobilizadas, as mães já recorreram ao Ministério Público e foi instaurada uma Ação Civil Pública solicitando a volta do atendimento até os 3 anos e meio de idade. Em dezembro de 2012, mais mães aderiram ao movimento e protocolaram uma carta aberta, que foi juntada à Ação Civil Pública.

Em janeiro deste ano quatro funcionárias pediram demissão da creche. Surpreendentemente, a administração do hospital negou matrícula de bebês nascidos a partir de setembro de 2012 em função da saída destas funcionárias, alegando o impedimento de contratação do cargo de educadores pelo Hospital das Clínicas.

"Acreditamos na sensibilidade do governador para resolver esse impasse. Sabemos que é imprescindível a criação de novos cargos no HC, agora considerando o que prevê a Lei 9394/96, que exige formação na área de Educação para berçaristas. Será que o governador do Estado está ciente dos fatos? Será que ele pode auxiliar na resolução deste problema? Não acho correto fechar uma creche modelo com 30 anos de história", afirmou Rafael Silva.



rsilva@al.sp.gov.br

alesp