Mais água para a região da Bacia Hidrográfica do PCJ


18/06/2013 09:04 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


As 76 cidades que compõem as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) têm papel de destaque nas discussões que envolvem a implantação de uma política estadual de saneamento. O tema será discutido no fórum Por uma Política Estadual de Saneamento: a Sabesp e as Prefeituras " Sistema Cantareira e sua Influência na Qualidade de Vida em São Paulo e Brasil, que será realizado na Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 20/6.

Organizado pela deputada Ana Perugini (PT), o evento, entre outros assuntos, vai discutir a distribuição da água do Sistema Cantareira, conjunto de reservatórios que libera água para a região das Bacias do PCJ e também para a capital. Atualmente, são enviados 31 mil litros cúbicos por segundo para a capital e 5 mil para o PCJ.

Para a deputada, o evento vai ocorrer num momento propício para um diálogo de alto nível entre a bacia do Alto Tietê (onde está a Grande São Paulo) e a do rio Piracicaba (onde está a grande parte do Cantareira), visando uma gestão cada vez mais justa e igualitária.

Com aproximadamente 5 milhões de habitantes, a região do PCJ é considerada uma das mais importantes do Brasil devido ao seu desenvolvimento econômico, que representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Entre os convidados do evento, está confirmada a presença do diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

de saneamento básico em 364 dos 645 municípios do Estado.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp