Famílias Teles e Merlino entregam processos contra Ustra às comissões da Verdade


16/08/2013 20:34 | Da Redação

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 19/8, a partir das 14h, a Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva e a Comissão Nacional da Verdade receberão os processos das famílias Teles e Merlino movidos contra o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra. O evento ocorrerá no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa.

Ustra foi comandante do DOI-Codi, um dos maiores centros de repressão da ditadura militar, no período de setembro de 1970 a janeiro de 1974, em que foram relatados 502 casos de tortura e 40 assassinados. "O Ustra, na época major, torturou-me, e também meu companheiro César e minha irmã Crimeia, grávida de 7 meses", relatou Amélia Teles, que teve seus dois filhos sequestrados.

Em agosto de 2012, Ustra foi condenado como torturador em segunda instância pela justiça paulista na ação movida pela família Teles. Na ação por danos morais movida pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, o coronel Carlos Alberto Bilhante Ustra foi condenado, em primeira instância, a indenizar a família pela morte do jornalista, ocorrida em julho de 1971. Na sentença do caso Merlino, a juíza Cláudia de Lima Menge reconheceu "a elevada brutalidade dos espancamentos a que foi submetido e que levaram à morte o companheiro e irmão das autoras, ora sob comando, ora sob atuação direta de Ustra, na Oban ou no Doi-Codi de São Paulo".

alesp