Da Tribuna


29/08/2013 17:45 | Da Redação

Compartilhar:


Reajustes salariais

Carlos Giannazi (PSOL) solicitou aos deputados da Casa que seja votado em caráter de urgência o PLC 22/2013, o qual concede reajuste salarial à funcionários do Centro Paula Souza. "Nós, do PSOL, defendemos que o PLC seja votado e aprovado rapidamente, ainda que a percentagem de 8% esteja aquém do valor ideal", afirmou. O parlamentar defendeu ainda que os PLCs 29 e 30 apresentados pelo Tribunal de Justiça, que asseguram reajuste salarial aos servidores, também, sejam aprovados. (SC)

Perda de plantações

Marcos Martins (PT) mostrou-se solidário ao prefeito, ao secretário municipal de Meio Ambiente e à população de Laranjal, pois a cidade encontra-se próxima a duas usinas de cana-de-açúcar que fazem uso de veneno para amadurecer a cana, antecipando a safra. O agrotóxico usado contamina plantações de pequenos produtores em um raio de 5 quilômetros, tornando, na maioria das vezes, os alimentos impróprios para o consumo. "Espero que providências sejam tomadas o quanto antes, porque isso é muito sério", concluiu. (SC)

Combate ao fumo

Jooji Hato (PMDB) lembrou que nesta quinta-feira, 29/8, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Diante disso, o parlamentar prestou homenagem aos não fumantes e alertou sobre os males causados pelo tabaco. Ainda segundo o deputado, os fumantes devem procurar ajuda médica para largar o cigarro, mas que "a melhor arma contra o vício de fumar é a força de vontade". Jooji Hato repudiou o posicionamento da Anvisa em liberar a comercialização de cigarros com aromas e sabores. (SC)

Corpo de Bombeiros

Major Olímpio (PDT) citou a propositura do vereador Coronel Telhada, entregue à Câmara paulistana, que pedia a realização de homenagem aos policiais da Rota em agradecimento pelos serviços prestados. O deputado discorreu ainda sobre a indicação encaminhada ao governador, em fevereiro deste ano, propondo um PLC que dê poder de polícia administrativa ao Corpo de Bombeiros. "O desabamento que aconteceu em Mateu Bei traz à tona a necessidade de os bombeiros terem maior poder administrativo. Isso não pode ser ignorado pelo Executivo." (VF)

Desapropriações

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou ter comparecido à reunião de moradores do centro da capital que têm suas moradias e comércios ameaçados pelo decreto 59.273/2013. O parlamentar criticou o posicionamento do governador: "O intuito é entregar o espaço utilizado por uma população para a iniciativa privada. É um decreto inconstitucional". Giannazi informou que secretário da Habitação, Silvio Torres, se comprometeu a impedir que determinados imóveis sejam desapropriados, mas o deputado afirmou que o que se espera é a revogação do decreto. (VF)

alesp