Da Tribuna


03/06/2014 18:04 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LECI BRANDÃO - Saúda os visitantes presentes na Casa. Demonstra repúdio à campanha publicitária, da Polícia Militar de Ribeirão Preto, que veicula foto de mulher branca sendo observada por homem negro. Acrescenta que houve revolta de entidades que lutam contra a discriminação racial. Diz ser o racismo mazela institucionalizada. Lê documento sobre o tema. Informa que a Conen contatou a Polícia Militar, a Transerp e a Acirp para que a propaganda seja imediatamente retirada de circulação.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Corrobora com o discurso da deputada Leci Brandão no que tange ao racismo; cita fato de desrespeito à pessoa negra. Comenta assassinato e esquartejamento de zelador, cometido por publicitário, com a provável participação de sua esposa, que é advogada. Lamenta que a prisão temporária seja por somente 30 dias. Ressalta que a ninguém é dado o direito de retirar a vida de outrem.

CARLOS GIANNAZI - Saúda alunos e professores presentes nas galerias. Apela a seus pares para votarem, em caráter de urgência, o PLC 12/14, encaminhado pelo Tribunal de Justiça. Informa que o objetivo do mesmo é transformar o cargo de agente administrativo em escrevente. Pede apoio à emenda que intenta a inclusão de agentes operacionais e agentes de serviço no projeto. Defende a aprovação do PLC 56/13, que institui nível universitário para os oficiais de justiça.

OLÍMPIO GOMES - Faz coro às manifestações do deputado Welson Gasparini sobre a não inclusão de discursos de deputados no Diário Oficial. Tece comentários sobre o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi, em favor de servidores do judiciário. Faz convite para manifestação a realizar-se no dia 04/06, às 16 horas, em frente ao Itaquerão. Diz que a Polícia Militar de São Paulo recebe o pior salário do País. Comenta que a Polícia Federal ameaçou entrar em greve e recebeu reajuste de 15,5%.

LUIZ CARLOS GONDIM - Destaca fórum realizado ontem, nesta Casa, por iniciativa do Instituto Apoio Brasil, que atua na busca por pessoas desaparecidas. Saúda as "Mães da Sé" pelo empenho em encontrar seus entes. Informa que de 18 mil boletins de ocorrência, somente em 51 casos foram abertos inquéritos policiais, o que perfaz um total de 0,3%. Cumprimenta o deputado Hamilton Pereira por apoiar a causa. Faz apelo à Polícia Civil para que a investigação seja feita logo após o registro do boletim de ocorrência.



MARCOS MARTINS - Comenta incerteza quanto ao fornecimento adequado de água na Capital. Informa que a crise fora anunciada, em 2003, pelos comitês de bacias. Acrescenta que há desperdício em razão dos vazamentos nas tubulações. Lembra racionamentos em diversos lugares, à noite.

JOOJI HATO - Saúda os vereadores presentes. Retoma o caso de desaparecimento de zelador de 63 anos, Jezi Lopes da Silva, assassinado, esquartejado e queimado em Praia Grande. Relembra crimes similares ocorridos no País. Lamenta maus tratos contra animais. Diz ter adotado animais de rua.

HAMILTON PEREIRA - Aborda notícia da Folha de S. Paulo sobre o baixo número de inquéritos em queixas de desaparecimento. Solidariza-se com as famílias que perdem entes queridos por motivos ignorados. Defende a presunção do crime nos casos de desaparecimento. Adverte que, no Brasil, há tráfico de pessoas e de órgãos. Cumprimenta a dra. Eliana Vendramine por cobrar de autoridades investigação imediata após o boletim de ocorrência, iniciativa decorrente da aprovação de lei que trata do assunto. Lembra a lei 15.292/14, cujo projeto foi de sua autoria, que propõe políticas de busca a pessoas desaparecidas.

OSVALDO VERGINIO - Anuncia que esteve na cidade de Assis, na quinta-feira. Destaca ser necessário duplicação de rodovias e melhoria nas estradas vicinais. Acrescenta que, em visita a Presidente Prudente, ouviu agricultores que pleiteiam apoio para permanecerem em sua cidade. Clama pela construção de um Hospital Penitenciário na região de Presidente Prudente, a fim de atender a demanda dos presídios do entorno. Lembra presença em Itapeva e São Miguel Arcanjo. Avisa que no decorrer dos próximos dias visitará Barretos, São José do Rio Preto e São Carlos para dar continuidade às audiências públicas.

alesp