Da Tribuna


21/10/2014 20:02 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Tece considerações sobre investimentos do governo federal no Estado de São Paulo. Cita áreas beneficiadas. Faz histórico sobre conquistas econômico-sociais a partir do governo do ex-presidente Lula. Informa que os recursos são advindos de empréstimos concedidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Cita o pagamento da dívida externa como vetor que permitiu os investimentos.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Comemora atendimento de reivindicação da população do bairro de São Miguel Paulista, quanto à locomoção de munícipes por transporte férreo. Informa que os investimentos devem favorecer cerca de oito mil pessoas por dia. Elogia o governador Geraldo Alckmin pela condução da obra. Lamenta a desindustrialização do País e a consequente perda de postos de trabalho.

OLÍMPIO GOMES - Reflete sobre o desaparecimento de dois policiais militares. Clama à população que faça denúncias no sentido de elucidar o paradeiro. Informa que 80 policiais militares foram executados neste ano. Critica seus pares por não comporem quórum suficiente na Casa, quando a intenção é tratar da Segurança Pública. Lamenta a não apuração de mortes de policiais. Enfatiza sua intenção de persistir na defesa da categoria. Mostra-se contrário à reeleição do governador Geraldo Alckmin.

SARAH MUNHOZ - Faz coro ao pronunciamento do deputado Olímpio Gomes. Considera ser o desabastecimento de água questão de saúde pública. Adverte que a água da reserva hídrica é de baixa qualidade. Aduz que 24 milhões de cidadãos no Estado de São Paulo são afetados pela seca prolongada. Critica o governo do Estado por não informar à população a gravidade da escassez, a seu ver, por motivo eleitoral.

WELSON GASPARINI - Alude ser necessário constante combate ao consumo de álcool e drogas. Acrescenta que 33,5% dos afastamentos do trabalho são motivados pelo álcool e 16% pela cocaína. Comemora a recondução do governador Geraldo Alckmin a novo mandato. Lamenta os benefícios prisionais concedidos a condenados no "mensalão". Faz menção à escassez de água, mas isenta de responsabilidade o governador Geraldo Alckmin. Recorda notícias de desvio de bilhões de reais da Petrobras. Revela preocupação pelo desinteresse da população pela política, evidenciado por 33% de abstenção no pleito eleitoral.

MARCOS MARTINS - Endossa o discurso da deputada Sarah Munhoz. Responsabiliza o governador Geraldo Alckmin pela falta de água no Estado de São Paulo. Pede rigor na apuração do desperdício de água, decorrente da falta de manutenção de canos, pela Sabesp. Elenca cidades e bairros da Capital assolados pelo desabastecimento.

LUIZ CARLOS GONDIM - Exibe e comenta mapa de reservatórios cuja água está escassa. Lamenta a não aprovação de projeto de lei, de sua iniciativa, que visava o uso racional da água. Mostra fotos da cidade de Extrema, cuja política de reflorestamento alcançou resultados consideráveis. Diz ser favorável ao PL 1315/14, que tenciona preservar áreas verdes e catalogar nascentes de rios. Considera imperativo o reflorestamento como mecanismo de combate à estiagem.

SEBASTIÃO SANTOS - Clama a seus pares pela aprovação do PLC 32/12, cujo objetivo é o estabelecimento de condições e requisitos para a classificação de estâncias e de municípios de interesse turístico. Acrescenta que cerca de 140 municípios seriam beneficiados, caracterizados como turismo social, ecoturismo, cultural, religioso, esportivo, pesqueiro, náutico e rural.

CARLOS GIANNAZI - Pelo art. 82, manifesta-se contrário à aprovação de projetos de lei favoráveis apenas à magistratura estadual, e não extensíveis aos demais servidores do Judiciário. Pleiteia a aprovação de matérias que beneficiem a categoria em geral, como, por exemplo, os PLCs 12/14 e 30/13, assim como o PL 56/13.

alesp