Da Tribuna


15/04/2015 19:12 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


WELSON GASPARINI - Tece comentários sobre a atuação do governador Geraldo Alckmin para o desenvolvimento do Estado, com ênfase para a região de Ribeirão Preto. Destaca a liberação de recursos para a implantação de um Parque Tecnológico. Cita investimentos para o setor de rodovias, destinados para a construção de viadutos, passarelas para pedestres e alças de acessos. Enfatiza a ampliação do estacionamento de veículos do aeroporto da cidade. Acrescenta que foram liberados 172 milhões de reais para o deslocamento da pista de pouso e de decolagem.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Discorre sobre projeto de lei que trata da terceirização de trabalhadores. Cita declaração do ex-presidente Lula, contrário à sanção da matéria. Faz reflexão sobre as consequências do projeto à classe trabalhadora, que, a seu ver, será prejudicada em seus direitos. Apoia os protestos, organizados por movimentos sindicais ocorridos hoje, em diversas regiões do país.

ABELARDO CAMARINHA - Cobra, do deputado João Paulo Rillo, o compromisso de encaminharem, juntos, requerimento ao ministro da Justiça sobre a cobrança indevida de pedágios para caminhões com eixo suspenso. Lembra que lei federal proíbe a cobrança. Apela ao ministro José Eduardo Cardozo e à presidente Dilma Rousseff que publiquem decreto regulamentando a lei mencionada.

CORONEL TELHADA - Critica o valor do pedágio cobrado para acessar a cidade de Santos, considerado abusivo. Elogia as condições das estradas paulistas, mas sugere que o preço seja revisto. Lamenta e comenta a morte do cabo Dias, policial militar assassinado hoje pela manhã. Informa que um sargento da PM também foi baleado, por volta do meio-dia. Pede pela valorização da categoria. Cobra mais investimentos em Educação. Pede um minuto de silêncio em respeito à memória do cabo Dias.

EDSON GIRIBONI - Lamenta a morte do cabo Dias. Solidariza-se com os familiares enlutados. Anuncia a realização do Simpósio Internacional Recuperágua - Conservação, Gestão e Recuperação da Água, que acontecerá dia 22/4, neste Parlamento. Cita autoridades que participarão do seminário. Fala sobre a crise hídrica que assola o Estado de São Paulo. Destaca eventos que acontecem em todo o planeta para discutir o tema.

ATILA JACOMUSSI - Discorre sobre o PL 4330/2004, que tramita na Câmara Federal que, adita, é um verdadeiro desmonte das conquistas da classe trabalhadora. Destaca outras consequências da aprovação da matéria, como o aumento do desemprego e a redução da remuneração. Avalia que os direitos trabalhistas serão bloqueados e os acidentes de trabalho deverão crescer. Cita exemplos de outros países prejudicados pela aprovação de lei similar, como Portugal.

JOOJI HATO - Anuncia a Japan Fest, que acontecerá em Marília, de 17 a 20/4. Cita pesquisa do Instituto Datafolha, sobre a redução da maioridade penal, que mostrou que 87% de brasileiros são favoráveis à alteração. Discorre sobre o assunto. Defende blitze do desarmamento e o combate ao alcoolismo. Lembra iniciativas de autoridades de Fernandópolis e de Ilha Solteira, no sentido de acolher menores infratores.

HÉLIO NISHIMOTO - Pede pela aprovação específica de legislação que agilize a punição de criminosos. Fala sobre a Japan Fest. Menciona o incêndio no Porto de Santos. Informa acidente entre dois ônibus, um deles, escolar, na SP-50, no Vale do Paraíba, ontem à noite. Lamenta a morte de dois estudantes e dos cerca de 20 feridos. Diz que uma vistoria foi feita, visando aumentar a segurança daquela rodovia.

CAIO FRANÇA - Saúda o vice-prefeito de Registro, que visita este parlamento. Discorre sobre projeto que trata do turismo. Explica que a Baixada Santista é composta por nove municípios, dos quais, oito são estâncias turísticas. Fala sobre os benefícios para municípios com este perfil.

ABELARDO CAMARINHA - Tece considerações sobre o atendimento público feito pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Marília. Comenta o PLC 31/2014 que transforma em autarquia aquela unidade, cuja votação ficou postergada por falta de quorum. Combate argumentos de deputados petistas, dos quais solicita compreensão quanto à matéria. Contesta a votação de projeto federal que trata da terceirização. Questiona a contratação de médicos cubanos. Combate os lucros bancários e as vantagens concedidas às elites. Reproduz o sentimento da população quanto ao SUS, do qual pede a atualização da planilha. Reflete sobre a atuação das bancadas de situação e oposição.

IGOR SOARES - Endossa a manifestação do deputado Abelardo Camarinha quanto à deliberação do PLC 31/2014. Argumenta que necessidades da população estão acima dos interesses partidários. Dá conhecimento do PL 439/2015, de sua autoria, do qual pede deliberação imediata, que defende os taxistas. Combate aplicativo internacional que, a seu ver, prejudica os taxistas. Informa reunião, que deve ocorrer na próxima semana, nesta Casa, para tratar do tema. Lê e comenta entrevista com Cristovam Buarque, publicada no jornal Valor Econômico, de hoje, intitulada "Bolsa Família perdeu o seu caráter transformador". Tece considerações sobre as reivindicações dos professores, em manifestação nas galerias.

PROFESSOR AURIEL - Faz comentários e apoia a mobilização dos professores paulistas em greve. Informa que São Paulo tem os piores índices salariais do País. Lembra o piso nacional da categoria. Considera precários os contratos dos professores e faz reflexão sobre o tema. Lembra as doenças que afetam esses profissionais. Repudia a falta de mecanismos de controle para combater a dengue. Apela para abertura de negociações com o professorado. Enaltece a importância da educação como qualidade de vida. Faz paralelos com outros países, como o Japão. Pleiteia a valorização do magistério paulista, como dos demais trabalhadores e estudantes.

LUIZ FERNANDO TEIXEIRA - Reclama que a greve dos professores não tem repercussão na mídia. Fala de seu histórico pessoal no que tange à educação. Considera que o ensino está sucateado. Dá conhecimento das necessidades físicas das escolas. Recorda a qualidade do ensino aplicada no passado. Lembra a reverência ao professor no Japão. Repudia a aprovação automática. Enaltece a importância da formação dos estudantes quanto ao futuro. Lembra os propósitos do PT quanto ao ensino público. Sugere mobilização generalizada em apoio aos professores.

alesp