Opinião - Dia Internacional da Família


14/05/2015 10:18 | Celso Nascimento*

Compartilhar:


Qual a importância da família na sua vida? Na minha vida, ela é a base fundamental de tudo. Posso dizer que no momento em que Jesus entrou na minha casa e na minha família tudo se transformou.

Não podemos esquecer que toda família é fruto do amor, o vínculo afetivo mais valorizado e por isso, é considerada a unidade básica da sociedade. Defender a família é zelar por um futuro melhor, uma sociedade mais equilibrada e um mundo mais justo.

Conforme decisão da Assembleia Geral da ONU em 1993, o dia 15 de maio foi instituído como o Dia Internacional da Família, e tem como objetivo principal salientar o papel e a importância da família como estrutura fundamental da sociedade, principalmente na educação infantil, e ainda promover os direitos e as responsabilidade da família.

Com características diversas, as famílias da atualidade possuem grandes diferenças se relacionadas a gerações anteriores. Entre as principais mudanças, estão a maior participação da mulher no mercado de trabalho e a diminuição no número de filhos por família, consequência do planejamento familiar.

A família funciona como primeiro grupo no qual os indivíduos interagem entre si. Foi a partir do núcleo familiar que a sociedade como um todo ganhou corpo ao longo da história humana.

Pensando na importância da data, foi apresentado um projeto de lei que institui o "Dia Estadual da União e Defesa da Família" a ser celebrado em 11 de maio, que tem como objetivo homenagear a família que está relacionada com os problemas e transformações dessa "célula social" e ainda, promover ações em defesa de nossas famílias, de sua união e seu fortalecimento.

A celebração do Dia Internacional da Família é uma grande oportunidade para que as famílias demonstrem e reflitam sobre como melhorar a relação entre todos. Preserve e dê valor à sua família, pois são eles que sempre estarão ao seu lado, não importa o que aconteça!

alesp