Da Tribuna


02/12/2015 18:01 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Parabeniza o 16º Batalhão da Polícia Militar pelo aniversário da unidade. Saúda o coronel Roberto e o tenente-coronel Alencar pelos serviços prestados. Comenta manifestação ocorrida na avenida Dr. Arnaldo, nesta manhã. Apoia a conduta da instituição de segurança pública. Afirma que a ocupação de escolas estaduais tem trazido prejuízo à continuidade das aulas. Exibe fotos a ilustrar a depredação pública, levada a cabo por manifestantes. Assevera que os insatisfeitos agem de forma antidemocrática e desordeira.

CARLOS GIANNAZI - Rebate o pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Critica o governador Geraldo Alckmin pela reorganização da rede estadual de ensino. Acrescenta que a maioria dos seus pares é complacente com a medida do governo do Estado. Exibe fotos do movimento de resistência estudantil. Comenta teor de áudio em que o governo do Estado determinaria "guerrilha" contra os alunos manifestantes. Argumenta que o direito à Educação é mandamento constitucional. Informa que apresentou o PDL 20/2015, tendente a combater a medida anunciada pelo governo estadual.

CORONEL TELHADA - Para comunicação, apresenta contradita ao discurso do deputado Carlos Giannazi. Ressalta que as fotos exibidas não evidenciaram agressão de policiais aos manifestantes. Defende o posicionamento da Polícia Militar diante da celeuma.

CAMPOS MACHADO - Para comunicação, solicita à Presidência a leitura do art. 280 do Regimento Interno, acerca do respeito ao pronunciamento do orador.

CARLOS GIANNAZI - Para comunicação, reitera que a Polícia Militar tem sido instrumentalizada pelo governo do Estado. Afirma que foto publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo", a seu ver, parece tentar desqualificar a manifestação de alunos.

JOOJI HATO - Exibe e comenta vídeo a respeito da prisão de duas mulheres traficantes de crack, nos bairros Luz e Bom Retiro. Versa sobre o Dia Internacional de Combate à Aids, comemorado dia 1º/12. Lembra a aprovação da "lei seca", de sua autoria. Estabelece relação entre o uso de entorpecentes e acidentes de trânsito. Clama ao governo do Estado que combata aglomerações de usuários de drogas.

MARCOS MARTINS - Parabeniza o deputado Ângelo Perugini pela posse neste Parlamento. Manifesta descontentamento com a reorganização da rede estadual de ensino. Afirma que houve ataque de mascarados às dependências de escola estadual, em Osasco. Adverte que a ação não é de responsabilidade dos estudantes. Aduz que a entrada de policias, em escola ocupada por manifestantes, não fora amparada por mandado judicial. Saúda os manifestantes que pleiteiam a manutenção de direitos.

LECI BRANDÃO - Cumprimenta o deputado Ângelo Perugini pela posse nesta Casa. Lamenta a falta de diálogo, na condução da reorganização da rede estadual de ensino. Acrescenta que é inadmissível a truculência da Polícia Militar contra estudantes que defendem o exercício da cidadania. Clama pelo respeito aos direitos humanos. Repudia o áudio em que o governo do Estado afirma que implementaria "guerrilha" contra os estudantes.

LUIZ FERNANDO - Para comunicação, saúda o deputado Ângelo Perugini e demais autoridades presentes. Solidariza-se com estudantes agredidos por policiais militares.

ANA DO CARMO - Parabeniza o deputado Ângelo Perugini pelo início do exercício de seu mandato parlamentar. Faz coro ao pronunciamento da deputada Leci Brandão.

EDSON GIRIBONI - Deseja boas-vindas ao deputado Ângelo Perugini. Lê e comenta artigo do jornal "A Tribuna do Ribeira", de 1989, a anunciar a pavimentação de trecho da SP-139, em área de reserva ambiental, efetivada somente dia 22/11 do presente ano. Defende o equilíbrio e o bom senso, a fim de dirimir radicalismos e solucionar questões acerca da reorganização da rede estadual de ensino.

ANGELO PERUGINI - Discorre sobre o sofrimento, momento em que o ser humano tem a oportunidade de superar-se. Tece agradecimentos a seus apoiadores políticos. Faz reflexão sobre a violência urbana. Dá conhecimento sobre números da população carcerária. Apresenta comparativo entre a criação de vagas em presídios e o fechamento de salas de aula. Discursa sobre a educação. Cita resultados obtidos enquanto prefeito de Hortolândia. Defende que a escola pública seja de tempo integral. Destaca bandeiras que defenderá durante seu mandato. Agradece a bancada do PT pelo acolhimento. Fala de dificuldades enfrentadas por vereadores. Cita avanços de Hortolândia no setor de transportes.

RAFAEL SILVA - Pelo art. 82, defende a liberação da fosfoetanolamina, substância de combate ao câncer. Cita drama vivenciado por pacientes portadores da doença. Fala sobre posicionamento do governador Geraldo Alckmin sobre o assunto. Tece críticas a Fernando Henrique Cardoso.

alesp