Semana de comemoração à festa hebraica de Chanucá é aprovada na Assembleia


04/01/2016 15:20 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou em 17/12, em plenário, o Projeto de Lei 225/2009, de autoria do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), que institui a comemoração da semana de Chanucá no Estado de São Paulo.

A festa de Chanucá ou a Festa das Luzes é comemorada por judeus de todo o mundo e acontece sempre no 25º do mês de Kislew do calendário judaico, no Brasil essa data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. A palavra Chanucá significa inauguração. A celebração desta data dura oito dias e lembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C), conquistado após anos de guerras.

A festa recebeu esse nome porque, segundo os judeus, após a conquista do templo, um milagre aconteceu e apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter um candelabro aceso por oito dias.

Para o autor da propositura é importante valorizar a cultura dessa comunidade. "A data marca um período de lutas, mas também de vitórias para este povo; é importante que a comunidade judaica, que é numerosa em São Paulo, possa comemorar de forma oficial essa data", afirma Gilmaci Santos. O projeto agora segue para sanção ou veto do governador.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp