Sobrepeso aumenta o risco para 13 tipos de câncer


20/10/2016 17:38 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:


O Projeto de Lei 707/2016, do deputado Gil Lancaster (DEM), propõe a criação de uma ampla campanha em todo o Estado de São Paulo para a conscientização sobre o aumento dos riscos de câncer em pessoas obesas e com sobrepeso.

"Um estudo publicado pelo jornal New England Journal of Medicine, uma das publicações científicas mais prestigiadas na área de medicina, revela que estar acima do peso ou obeso aumenta o risco para 13 tipos de câncer. Isso é preocupante, e devemos alertar a população para esse risco", afirma o deputado.

O resultado da pesquisa traz um alerta, principalmente para as mulheres, uma vez que, segundo a pesquisa, a obesidade está relacionada ao câncer de útero.

Um levantamento do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) aponta que 87% das mulheres com câncer de endométrio (camada interna que reveste o útero) têm obesidade ou sobrepeso.

As mulheres devem ficar atentas aos primeiros sinais da doença: o principal sintoma do câncer de endométrio é um sangramento na pós-menopausa. "Pacientes que pararam de menstruar começam a ter sangramentos genitais", explica Cristina Anton, médica do setor de ginecologia oncológica do Icesp.

A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, da Organização Mundial da Saúde, reconhece que o sobrepeso pode aumentar o risco de câncer de intestino, rim, esôfago, mama e útero. Agora, após mais de mil estudos sobre obesidade e riscos, os pesquisadores acrescentaram à lista novos tipos de câncer: fígado, estômago, pâncreas, vesícula, ovário, tireoide, sangue e um tipo de tumor no cérebro.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp