Entrevista com o deputado Aldo Demarchi


29/06/2017 21:23 | Mateus Lima - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204634.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2017/fg204632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quatro décadas de atuação na vida pública e 26 anos na Assembleia Legislativa. Natural de Rio Claro, o deputado Aldo Demarchi (DEM) afirma que sempre teve veia política aguçada. "Fui levado pelos meus amigos a lançar candidatura ao cargo de vereador da minha cidade", diz. Foi eleito em 1976 para o cargo e nos anos seguintes presidiu a Câmara dos Vereadores de sua região, além de atuar como prefeito em virtude da ausência de sucessor. "Como não tinha vice-prefeito na minha cidade e o prefeito afastou-se para ser candidato a deputado, acabei virando prefeito pela primeira vez", explica.

Sua primeira candidatura para deputado estadual foi em 1994. Agora, Demarchi já está em seu sexto mandato consecutivo. "É sinal de reconhecimento de trabalho, de persistência." Ao longo da gestão no Legislativo, apresentou cerca de 400 projetos de lei, muitos deles já aprovados e sancionados.

Leis

Demarchi destaca que o foco de seus trabalhos é nas áreas social e ambiental. "Tenho destinado muitas verbas das minhas emendas para as instituições filantrópicas", acrescenta.

Uma de suas primeiras propostas na Casa, a Lei Estadual 9864/1997, permite a execução de inalação e medição de pressão arterial em farmácias e drogarias. Na época, não era permitida a realização dessas ações e "quem possuía esses aparelhos corria o risco de vê-los apreendidos pela fiscalização".

O parlamentar foi autor também da Lei 9491/1997, que criou a denominação "Local de Interesse Turístico" no Estado. A norma estabelece locais de São Paulo com comprovada relevância turística, seja por razão ecológica, religiosa ou cultural, que passam a receber investimento para fomentar o segmento na região.

Na década de 1990, o deputado Aldo Demarchi voltou a atenção aos casos de morte provocadas pelas linhas com cerol. "Muitos motoqueiros tiveram a vida ceifada, com cortes na jugular", afirma. Na época, o parlamentar foi autor da Lei 10017/1998, que proibiu a fabricação e a comercialização de cola e vidro moído, o cerol, utilizado nas linhas para pipas.

Outra das normas do parlamentar auxiliou a instituição de políticas públicas para terceira idade. A Lei 13816/2009 autoriza o Poder Executivo a implantar o Programa Estadual de Moradia do Idoso (PEMI), cuja finalidade é proporcionar moradia por meio de imóveis administrados ou executados pela CDHU aos maiores de 65 anos. Demarchi afirma que, durante o governo de José Serra, foram feitos condomínios fechados para idosos, baseados em sua norma. "Os idosos acabam tendo tranquilidade e uma convivência social melhor", destaca. Aldo Demarchi acredita que o ensino seja uma das formas de conscientizar a população sobre a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável. A Lei 14469/2011 autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Horta na Escola, com o objetivo de incentivar crianças a manipular a terra. "Quando colhe a cenoura que ele mesmo plantou, o jovem entende o valor nutritivo dela", diz.

Mais uma norma voltada ao meio ambiente, a Lei 11878/2005 institui o Selo Verde Oficial do Estado de São Paulo, destinado a entidades que desenvolvem ações de preservação e respeito ao meio ambiente. "O selo é para aqueles que realmente produzem sem utilizar agrotóxicos e produtos químicos", explica.

Projetos em andamento

Demarchi está com proposta pronta para ser discutida na Ordem do Dia. O PL 1311/2007 inclui a disciplina "Estado, Cidadania e Ética" na grade curricular do ensino médio das redes pública e privada. Para avançar o debate, o parlamentar diz: "estamos agendando audiências públicas que deverão ser realizadas em agosto".

O deputado detalha que a disciplina deve abordar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, os direitos e os deveres da população, e os preceitos éticos que devem nortear os cidadãos. "Percebo que os pais sentem falta dessa disciplina nas escolas", afirma.

Outro projeto pronto para Ordem do Dia, o PL 275/2008 institui o Programa Estadual de Incentivo ao Uso da Sacola Retornável. "O meio ambiente agradece", afirma.

Reforma política

"Depois de todo esse tempo na vida pública, hoje vivo incomodado por causa da situação política do país", diz. Demarchi ressalta que é muito difícil defender a classe política na atual situação. "Estou esperando ansioso a reforma."

O deputado sugere que, independentemente do partido político, devem ocupar o cargo público os mais votados pela população. Ele critica a proporcionalidade dos partidos. "Posso garantir que a culpa pelo quadro estar desse jeito é dos próprios políticos", afirma. De acordo com o parlamentar, quando alguns indivíduos chegam a determinado ponto da carreira "acham que tudo podem e confundem o público com o privado".

Para ele, a solução mais eficiente é investir na educação. "No fim, quem escolhe as pessoas para estar nessa cadeira é a sociedade. Se quem vota não foi informado e educado, evidente que vamos piorar cada vez mais."

Trabalho parlamentar

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, o deputado Aldo Demarchi estruturou, em parceria com a parlamentar Ana do Carmo (PT) e os membros da frente, proposta para promover e incentivar o desenvolvimento dos orgânicos. Ele relata que o PL 236/2017 foi elaborado nas "reuniões com a sociedade e com instituições preocupadas com o meio ambiente e a saúde da população".

"Aqui na Casa eu já participei de uma Comissão que deu resultado extraordinário, que foi a CPI do Sistema Prisional", lembra. O parlamentar afirma que foram dois anos entrevistando presidiários do Carandiru e familiares dos presos. "Chegamos à conclusão de que aquele lugar era uma indústria de fazer bandido", diz. Após o relatório da CPI ser encaminhado para o governador da época Mário Covas, afirma, o local foi fechado e os presos foram realocados para locais próximos às suas famílias.

Demarchi foi por quatro anos o segundo secretário da Assembleia. "É como o prefeito do Legislativo, quem administra a Casa", explica. Para o futuro, Demarchi almeja continuar com a mesma disposição de trabalho e acredita que a Assembleia deva ser mais reconhecida como a voz do povo: "os homens passam, mas as instituições permanecem".

"No fim, quem escolhe as pessoas para estar nessa cadeira é a sociedade. Se quem vota não foi informado e educado, evidente que vamos piorar cada vez mais."

alesp