Ato solene comemora os 10 anos do Sarau do Paulinho


02/07/2018 14:55 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg225799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite de sexta-feira (29/6), o auditório Teotônio Vilela da Alesp não foi usado para debater política. Ele foi palco de apresentações musicais e declamações de poesia. Era o Sarau do Paulinho que comemorava uma década de atividades.

A iniciativa de transformar o encontro mensal de artistas em ato solene foi de Carlos Giannazi, apoiador de primeira hora do movimento. "É uma construção coletiva de resistência e cultura", explicou o deputado, lembrando que as primeiras reuniões de artistas aconteceram na casa de Paulo Tavares, que emprestou o nome ao grupo.

O deputado destacou ainda que o Sarau do Paulinho se insere em um movimento mais amplo, iniciado pelos saraus da Cooperifa, de Sérgio Vaz, Márcio Batista e Zé Batidão. Embora dedicados só à poesia, esses encontros na zona sul de São Paulo foram um divisor de águas na cultura popular. "Foi a inauguração de uma nova etapa de produção artística, de abertura de espaço para músicos, poetas e escritores." Giannazi também chamou a atenção para a participação no evento do poeta Casulo, que organiza o sarau Clamarte.

Elisabeth Melo, organizadora do evento na Alesp, falou de sua felicidade em ver que muitos educadores estão incluindo os saraus no currículo escolar, o que explica a presença cada vez maior de jovens nas apresentações musicais e literárias.

Paulinho Tavares ressaltou novamente o caráter coletivo da mobilização que acabou levando o seu nome. Ele ainda explicou que os saraus iniciados em sua casa se tornaram itinerantes, sendo realizados nos mais diversos locais. "Participar desses encontros tem sido um privilégio. Além de celebrarmos a boa música, nós celebramos a vida!"

alesp