Inauguração de estação em Vargem Grande Paulista


02/07/2018 14:57 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André do Prado (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg225801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao lado do ex-governador Geraldo Alckmin, o deputado André do Prado esteve em Vargem Grande Paulista para participar da solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA), que integra o Sistema São Lourenço, e fica na cidade. O prefeito anfitrião, Josué Ramos, marcou presença.

O parlamentar aponta que o novo sistema é uma grande realização para evitar problemas futuros no abastecimento à população. "O Estado de São Paulo teve, recentemente, uma das estiagens mais longas dos últimos 84 anos. A entrega desta obra dá ao povo paulista a garantia de abastecimento. É um investimento para o presente e futuro", comentou.

O Sistema São Lourenço é um investimento do Governo do Estado de R$ 2,21 bilhões e capta água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. A vazão retirada passa por 50 quilômetros de tubulação de aço-carbono até chegar à nova estação de tratamento, em Vargem Grande Paulista. Neste trajeto, a água sobe 330 metros de altitude na Serra de Paranapiacaba, graças a cinco bombas na captação, com uma potência de 40 mil cavalos.

Depois disso, a água vai por mais 32 quilômetros para ser oferecida aos moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande.

Com o novo sistema, os mais antigos Cantareira, Alto Cotia e Baixo Cotia deixam de abastecer estes municípios e reforçam outras regiões da Grande SP.

Desta forma, o Sistema São Lourenço contribuirá com o serviço de oferta de água potável a 22 milhões de moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

Estiveram na solenidade os prefeitos Paulo Barufi (Jandira), Rogério Franco (Cotia) e João Melo (Ibiúna), além dos secretários de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, do secretário-adjunto do Meio Ambiente, Eduardo Trani e do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari.

alesp