Cartilha orienta como proceder em casos de pessoas desaparecidas


03/07/2018 14:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Márcio Camargo

Compartilhar:

Imagem ilustrativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2018/fg225865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado está disponibilizando aos internautas uma cartilha para orientar sobre o procedimento adequado a ser adotado em caso de pessoa desaparecida. A publicação "Alguém Desaparece ou é Encontrado sem Identificação", que recebeu apoio do deputado Márcio Camargo na Alesp, foi elaborada pela Comissão Paulista das Crianças Desaparecidas.

A cartilha orienta as pessoas que se deparam com esse tipo de situação principalmente sobre a maneira adequada a ser adotada, como a comunicação imediata às autoridades policiais. "Antes de fazer qualquer comunicação, é muito importante que você tenha procurado a pessoa desaparecida no trabalho (se for o caso), casa de amigos, hospitais e Instituto Médico Legal (IML)", garantiu.

Em relação às crianças e aos adolescentes, Márcio Camargo explicou que o importante é orientar para prevenir. "Não se deve aceitar presente ou carona de estranhos ou pessoas que elas não conheçam; rejeitar doces, dinheiro, presentes e convites de estranhos; nunca falar ou responder a quaisquer perguntas que estranhos façam; recusar ser levado por pessoas que não se conheça".

Ainda de acordo com o parlamentar, é preciso orientar crianças e adolescentes a estarem com o endereço e telefone em mãos; com o endereço e telefone de onde encontrar os pais ou responsáveis; a informar a Polícia Militar sobre qualquer movimento suspeito de estranhos; a não manter contato via internet com qualquer pessoa estranha ou fornecer informações sobre o cotidiano.

"São cuidados básicos, mas importantes. A publicação traz muitos detalhes e dicas que poderão resultar em mais segurança a crianças e adolescentes, bem como para a comunidade de forma geral. O download é gratuito e a leitura de fácil compreensão. Um excelente trabalho da Comissão Paulista das Crianças Desaparecidas, que deve ser compartilhado por todos", concluiu o deputado.


alesp