Professores formados por universidade fluminense podem perder diplomas


09/11/2018 11:44 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


O deputado Carlos Giannazi recebeu em 31/10 um grupo de professores que estão sob ameaça de terem seus diplomas cancelados. Eles obtiveram suas qualificações em polos da Universidade Iguaçu (Unig), que tem sede na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A instituição perdeu sua autonomia universitária e está impedida de registrar diplomas por medida cautelar administrativa interposta pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (Seres/MEC). A Unig foi uma das 17 instituições de ensino superior apontadas no relatório de CPI realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco sobre a venda de diplomas.

"Trata-se de terrorismo psicológico contra professoras e professores que atuam há anos em redes de ensino municipais e estaduais. Eles cumpriram a carga horária, apresentaram TCC e tiveram seus diplomas regularizados junto a universidades credenciadas. Se a instituição cometeu irregularidades, os estudantes não podem ser prejudicados", defende Giannazi.

O parlamentar está em contato com o MEC e com o Ministério Público Federal, que investiga o caso, para que resolvam a situação de forma a não prejudicar os inocentes. Ele também fez um apelo, na tribuna da Alesp, para que o governador, os prefeitos e seus secretários de Educação evitem medidas precipitadas que possam prejudicar esses docentes e seus alunos.


alesp