Convocação de concursados e fim da "duzentena" para professores temporários


23/11/2018 11:12 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2018/fg227879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao receber no plenário José Bonifácio da Alesp um grupo de professoras aprovadas no último concurso de PEB 1, o deputado Carlos Giannazi transmitiu por meio das redes sociais, no dia 14/11, um apelo ao secretário da Educação João Cury Neto e ao governador Márcio França. O pedido é referente à realização de uma última e significativa convocação das aprovadas no certame, cuja validade expira em março de 2019.

O líder do PSOL ressaltou que boa parte dessas docentes já atua na rede estadual em caráter temporário, na denominada categoria O. "Existem vagas, professores aprovados e um concurso com validade até março do ano que vem. Uma nova chamada da Secretaria da Educação seria importante para regularizar a situação dessas professoras e reduzir a precarização do magistério."

No mesmo dia, Giannazi defendeu em Plenário outra necessidade imediata dos professores categoria O, que a cada quatro anos estão sujeitos à interrupção dos contratos. "A votação do PLC 42/2018 é uma solução de curto prazo para esses docentes, inclusive para que possam participar da escolha das aulas, que foi antecipada para dezembro." Entretanto, o parlamentar destacou que a solução definitiva para extinguir a "duzentena" é o PLC 24/2015, de sua autoria, que ainda garante a esses servidores a opção de contribuir como beneficiários do Iamspe.


alesp