Carlos Giannazi (PSOL) apresentará emenda ao Orçamento 2019 para a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que ligará a Brasilândia à estação São Joaquim. A entrega da linha chegou a ser prevista para 2012, mas, dos seus 15,9 quilômetros de extensão, pouco mais de dois estão prontos. A construção da Linha 6 se baseou em um modelo de parceria público-privada (PPP) em que as obras seriam financiadas pela concessionária que futuramente exploraria o serviço, mas as empreiteiras do Consórcio Move São Paulo deixaram de ter o crédito necessário quando passaram a ser investigadas pela operação Lava-Jato. Posteriormente, outros dois outros grupos demonstraram interesse em assumir o contrato, mas as negociações não tiveram êxito. Conforme Sérgio Carioca, do Sindicato dos Metroviários, o mercado quer apenas os "ovos de ouro", como nas concessões das linhas 4 e 5, cujas obras foram totalmente custeadas pelo Estado e entregues à iniciativa privada com todas as garantias e quase nenhum ônus. Além de reverter a proposta de Márcio França, que reduz em 9,86% os recursos orçamentários do Metrô e em 8,8% os da CPTM, a emenda terá também um caráter político."Há muito dinheiro no Orçamento. É uma questão de mobilização social", ressaltou o líder do PSOL.