Dossiê aponta fraudes para burlar fiscalização do MEC
O deputado Carlos Giannazi encaminhará ao Ministério Público (Estadual, Federal e do Trabalho) um dossiê de 175 páginas, elaborado por professores e ex-professores de universidades ligadas ao grupo Laureate, relatando as formas usadas pela instituição para burlar direitos trabalhistas e normas do Ministério da Educação (MEC). O anúncio do documento foi feito durante a audiência pública "Ensino a Distância ou Distância do Ensino?", realizada em 11/2.
Na ocasião, o presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), Celso Napolitano, citou algumas irregularidades praticadas pelo grupo norte-americano que controla 12 instituições no Brasil, duas delas em São Paulo (Anhembi Morumbi e FMU). Entre os ilícitos está a manutenção de um segundo tipo de hora-aula, remunerado à razão de 50%, para atividades docentes como a correção de exercícios. O maior abuso, entretanto, foi o cometido contra os professores que gravaram videoaulas. "Eles foram quase coagidos a assinar contratos de cessão de direito de imagem, com duração de 70 anos, pela irrisória quantia de R$ 1 mil."
Para ampliar a discussão sobre a mercantilização do ensino, Giannazi também encaminhará o dossiê aos conselhos Estadual e Federal de Educação, ao MEC e às comissões de Educação da Assembleia, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Notícias relacionadas
- Deputado solicita inclusão de Mongaguá no Programa Muralha Paulista
- Compromisso que se renova: deputado reforça parceria com Vargem Grande do Sul e anuncia recursos
- Uma noite de emoção, fé e música na catedral de Franca
- Serviço público por videochamada: projeto de lei aprovado na Alesp cria "Balcão Virtual"
- Audiência pública denuncia falta de transparência na municipalização do Caps Itapeva
- Deputada recebe Título de Cidadã Miguelopolense
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições