Comissão discutirá situação da cava subaquática de Cubatão


20/02/2019 16:59 | Meio Ambiente | Ines Jordana - Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Roberto Tripoli preside a comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera, Ed Thomas e Celso Nascimento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230307.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Alesp convidará a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Faga Iglesias Lemos, e o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carlos dos Santos, para apresentarem informações sobre a cava subaquática do município de Cubatão.

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, também deverá ser convidado para esclarecer questões relacionadas às barragens associadas a obras de saneamento e descarte de resíduos industriais. Os requerimentos foram aprovados durante a reunião de terça-feira (19/2).

"Queremos trazer um técnico que conheça de fato essa questão para explicar do que se trata. Até porque, depois do desastre em Brumadinho, criou-se uma preocupação no Brasil em relação a barragens, produtos químicos, tóxicos e morte", ressaltou o presidente da comissão, deputado Roberto Tripoli (PV).

A cava foi construída pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) para funcionar como depósito de material tóxico retirado do canal de Piaçaguera e de produtos industriais. Com 400 metros de diâmetro e 25 metros de profundidade. Segundo a Cetesb, a licença de operação da estrutura foi emitida em junho de 2017, após 12 anos de análise e mediante atendimento das exigências técnicas previstas nas licenças prévias e de instalação, e as vistorias são regulares.

Estiveram presentes também os deputados Carlão Pignatari, Cassio Navarro, Roberto Massafera e Welson Gasparini (todos do PSDB), Carlos Neder e Luiz Turco (ambos do PT), Celso Nascimento (PSC), Ed Thomas (PSB) e Paulo Correa Jr (PATRI).


alesp