Alesp aprova Política Estadual de Mobilidade Metropolitana


01/03/2019 12:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Bruno Caetano

Compartilhar:


Foi aprovado, no dia 25/2, o Projeto de Lei 28/2019, do deputado Bruno Caetano, que institui a Política Estadual de Mobilidade Metropolitana, a qual integrará os diferentes modais de transporte e articulação interinstitucional dos órgãos da Administração Direta e Indireta envolvidos no transporte público nas regiões metropolitanas do estado.

A instituição de novos meios de transporte é uma alternativa para amenizar os impactos ao meio ambiente. O aumento dos patinetes elétricos e das bicicletas compartilhadas tem facilitado a vida das pessoas nas grandes cidades. No Brasil, esses meios de transporte, por serem opções práticas e ecologicamente aceitáveis, têm avançado " principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pode-se dizer que é um fenômeno de mobilidade urbana, que merece atenção do Poder Público. A aprovação do projeto favorecerá a inclusão social e laboral das pessoas, principalmente as mais vulneráveis.

A política também incentivará o empreendedorismo, especialmente daqueles que, por meio da tecnologia, promovem a inovação. Outro item apontado é o que estabelece o cumprimento de requisitos de acessibilidade, os quais estão determinados em legislação específica.

Na sessão plenária, após a aprovação do projeto, Bruno Caetano agradeceu o apoio dos colegas deputados.


alesp