Agentes de organização escolar apresentam pauta de reivindicações


21/03/2019 12:18 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

 Carlos Giannazi (2º à dir.) recebe os agentes Júnior, Paulo e Geraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg231844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma comissão de representação dos agentes de organização escolar apresentou ao deputado Carlos Giannazi sua pauta de reivindicações. O documento, entregue na última quinta-feira (14/3), cita o massacre de Suzano como exemplo da insegurança a que estão submetidos esses profissionais, que são os responsáveis pelo atendimento da comunidade e pela movimentação dos estudantes.

Os agentes afirmaram que a violência e o consumo de drogas nas escolas chegou a níveis alarmantes, e que os educadores pouco podem fazer, já que a principal causa da agressividade de crianças e adolescentes é o abandono social a que estão submetidos. Apesar de lidarem diariamente com esses problemas, a remuneração que recebem está absolutamente desconectada dos riscos e responsabilidades da função.

Além da reposição das perdas salariais - que somam quase 200% -, os agentes também afirmam que o reajuste de 3,5% que tiveram em 2018 apenas contribuiu para aumentar a defasagem que sofrem em relação aos docentes (que receberam 7%).

Com relação à elaboração do plano de carreira, eles exigem participação efetiva dos servidores no processo, bem como a definição dos dois principais papéis do quadro de apoio, separando as carreiras em agente de serviços escolares e agente de organização escolar.


alesp