Manifestação de professores em Cubatão relembra massacre ocorrido há dois anos


01/04/2019 11:37 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg232276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi esteve em Cubatão para participar da manifestação do magistério municipal, no dia 28/3. O movimento " que teve apoio de importantes segmentos da sociedade, como os servidores do Judiciário e os sindicatos dos Metalúrgicos e dos Petroleiros " reivindicou a apresentação de projeto de lei que compense a perda salarial de 30% provocada pelo fim da gratificação de nível superior. O protesto também teve o objetivo de rememorar a atitude covarde da prefeitura tomada há exatamente dois anos, quando a PM foi acionada para conter, com violência e bombas de gás, uma manifestação pacífica em frente à Câmara Municipal.

A passeata partiu da Câmara, seguiu pela avenida 9 de Abril e terminou na igreja matriz, local onde os docentes, dois anos antes, abrigaram-se das bombas. "Foi um verdadeiro massacre. Algumas pessoas foram feridas e muitas outras passaram mal por causa do gás. A praça virou um cenário de guerra", afirmou Giannazi.

Os 1,5 mil professores de Cubatão permanecerão mobilizados até que o prefeito Ademário Oliveira envie ao Legislativo um projeto de recomposição salarial. Eles também reivindicam o fim dos processos de desaposentadoria, a garantia de aposentadoria sobre a jornada total e o pagamento do piso nacional do magistério para o Infantil 1. Pedem ainda a recuperação das 55 escolas municipais.


alesp