Moção de aplauso a desembargadora por defesa de direitos humanos


22/04/2019 11:32 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia protocolou moção de aplauso à desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Kenarik Boujikian, pelas ações em defesa dos direitos humanos. A moção segue para apreciação do plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo. Kenarik Boujikian Felippe é uma juíza brasileira formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 1984, foi voluntária no presídio do Carandiru, que anos depois foi palco de um dos maiores massacres registrados no país. "Trabalhei especificamente com presos portadores do HIV. Era o começo da revelação do vírus dentro do sistema prisional e havia muita resistência do estado em assumir o fato. Havia também resistência dos advogados para atender os portadores do vírus, mas eu aceitei. Lembro de ver pessoas morrerem da noite para o dia," conta a desembargadora em entrevista à Agência Patrícia Galvão. Em 1998, também trabalhou na Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ).

Tornou-se conhecida por ser uma das juízas mais atuantes e militantes na defesa dos direitos humanos. Foi co-fundadora e presidente da Associação dos Juízes para a Democracia, atuou no grupo de trabalho e estudos Mulheres Encarceradas e é conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

"Essa moção de aplauso manifesta todo nosso respeito e afeto pela coragem, pela sensibilidade e pela altivez da doutora Kenarick no Judiciário brasileiro. Ela é luz em tempos de trevas. Ela é símbolo de resistência e justiça. Sua atuação deve ser exemplo para todo nosso Judiciário. É uma honra para este mandato homenageá-la," justificou a deputada Márcia Lia.


alesp