CPI das Universidades elege presidente


26/04/2019 12:58 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Wellington Moura (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233246.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Essa CPI vem em um momento de crise no país. Todos os recursos arrecadados pelo nosso estado têm de ser bem investidos, têm de ser bem gastos." A fala é do deputado Wellington Moura, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, eleito na quarta-feira (24/4) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Gestão das Universidades Públicas, da Alesp.

Hoje, o governo de São Paulo é responsável por manter três universidades públicas (USP, Unesp e Unicamp), que recebem 9,57% da receita do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado e têm autonomia para gerir essa verba, estimada em R$ 9 bilhões. O principal objetivo da comissão é investigar supostas irregularidades, em especial quanto à utilização desses recursos.

A vice-presidência da comissão ficou com a deputada Carla Morando. A CPI é composta ainda pelos deputados Valéria Bolsonaro, Professora Bebel, Barros Munhoz, Daniel José, Professor Kenny, Jorge Caruso e Leci Brandão. O relator será definido em uma próxima reunião da comissão.

Os deputados terão 120 dias para concluir os trabalhos, prazo que pode ser prorrogado por mais dois meses.

"É importante que nós parlamentares investiguemos e apuremos os fatos. Se houver culpados por alguma irregularidade, que sejam punidos", destacou Moura.


alesp