Escolas estaduais poderão ter aulas de defesa pessoal para mulheres


02/05/2019 11:50 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Altair Moraes

Compartilhar:

Altair Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg233460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Altair Moraes apresentou o Projeto de Lei 428/2019, que inclui aulas de defesa pessoal nas matérias educação física, para alunos do ensino médio, em especial mulheres. "A violência contra a mulher atinge números alarmantes, sendo obrigação de quem ocupa um cargo no Legislativo instituir meios de eliminar esse mal da nossa sociedade", justificou.

O parlamentar foi motivado a apresentar o projeto depois da tragédia ocorrida na EE Raul Brasil, em Suzano, na qual dois atiradores abriram fogo contra alunos e funcionários, deixando dez mortos. A estudante Rhyllary Barbosa dos Santos, de 15 anos, utilizou técnicas de defesa pessoal, aprendidas por meio do jiu-jitsu, para se livrar da ação de um dos marginais.

A violência contra a mulher atingiu números alarmantes no Brasil, que mostram que os crimes de feminicídio e de tentativa de assassinato dispararam no país. "Os episódios de violência contra a mulher persistem em 2019 e diariamente nos deparamos com casos bárbaros noticiados pela imprensa que causam perplexidade. Não podemos ficar parados assistindo esse lamentável quadro de violência contra a mulher. Por essa razão, estamos propondo aulas de defesa pessoal nas escolas, aos alunos que estejam aptos às aulas de educação física", informou o parlamentar.


alesp