Dante Pazzanese atende 40 mil pacientes todos os meses


22/05/2019 11:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Edna Macedo

Compartilhar:

Edna Macedo (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sexta-feira (17/5) a deputada Edna Macedo foi conhecer o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Vila Mariana, região centro-sul de São Paulo. Com 65 anos de existência, o Dante é uma autarquia do governo do Estado, referência em cirurgias cardíacas. Também conceituado polo de estudos clínicos e científicos associado à Universidade de São Paulo.

Recepcionada pelo diretor-geral, Fausto Feres, a deputada tomou ciência da realidade enfrentada por tão importante órgão de saúde do Estado paulista.

Por lá, todos os meses passam 40 mil pacientes. São realizadas 2 mil cirurgias cardíacas, 2 mil cateterismos, 400 cirurgias de válvulas, além de 150 cirurgias para colocação de marcapasso.

"Mas ainda não é o suficiente para atender a demanda do Instituto", explica o diretor. Segundo Fausto Feres, há 540 pessoas na fila de espera para a realização de cirurgias de válvulas cardíacas e outras 150 que aguardam por cirurgia coronárias - implantação de um enxerto retirado da ponte de safena ou da artéria mamária.

Falta de leitos e de profissionais são os maiores gargalos da saúde no estado de São Paulo, segundo levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina - 7.325 leitos foram desativados nos últimos anos.

"Nosso objetivo é lutar por uma saúde de maior qualidade. O povo merece o melhor", disse a deputada que é membro da Comissão da Saúde da Alesp.


alesp