Convidados devem responder sobre atendimento de empresas de telefonia móvel


28/05/2019 16:16 | Direitos do Consumidor | Laysla Jacob - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Jorge Caruso e Rodrigo Gambale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Wilson Xerife do Consumidor preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234808.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio e Márcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234809.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão, Dr Jorge do Carmo, Aprigio e Márcio Nakashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234810.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso e Rodrigo Gambale	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão, Dr Jorge do Carmo, Aprigio e Márcio Nakashima	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234812.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234813.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O atendimento das empresas Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel, razão de inúmeras queixas e reclamações dos consumidores, deverá ser questionado pelos parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. O órgão técnico vai convidar os presidentes dessas empresas de telefonia móvel para comparecerem a reunião na próxima semana. Requerimentos propondo convites aos executivos são de autoria do deputado Rodrigo Gambale (PSL), que convida os representantes das empresas Vivo, Claro, Tim e Oi e do deputado Marcio Nakashima (PDT), que complementa o pedido anterior e convida representantes da empresa Nextel.

Os presidentes convidados serão: Christian Gebara (Vivo), Sami Foguel (Tim), José Félix (Claro), Eurico de Jesus Teles Neto (Oi) e Roberto Rittes (Nextel). Na ocasião, devem falar sobre práticas na atuação das empresas e suas principais ocorrências.

O parlamentar Rodrigo Gambale justificou a razão do requerimento. "A intenção é ouvir as companhias de telefonia e internet sobre os serviços prestados. A quantidade de reclamações que recebemos sobre elas é grande. Queremos saber sobre a qualidade dos serviços. A população tem pago por estes serviços e precisa de mais qualidade", disse.

O deputado Marcio Nakashima também considerou importante a presença dos representantes na Alesp. "Nas redes sociais, recebemos demandas sobre um atendimento aquém do esperado ao consumidor. A velocidade da internet que não condiz com a velocidade contratada, assim como a má conexão, são algumas das reclamações.

Para o presidente da comissão, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), "é importante ouvir e que saibam que o consumidor esta atento aos seus direitos. O fornecedor precisa preparar a sua equipe para atender também o cliente insatisfeito, verificar os erros e consertá-los. A empresa que pensar assim terá vida longa no mercado", argumentou.

A próxima reunião agendada para o dia 4/6, às 14h30, deverá receber os convidados.

Ainda na reunião, projetos de lei receberam parecer favorável dos deputados. Entre eles, o PL 508/2017, de autoria do ex-deputado Gil Lancaster. A proposta obriga que os estabelecimentos varejistas tenham balança para que os clientes possam conferir o peso dos produtos embalados que irão comprar. A proposta agora deve seguir para a votação em Plenário. Outro projeto aprovado pela comissão, também de Gil Lancaster, é o PL 955/2017 e prevê que os médicos cirurgiões informem aos pacientes qual a procedência das próteses de silicone que serão implantadas. Fabricante e numeração do lote estão entre as informações. O PL segue agora para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Além dos citados, também estiveram presentes os deputados Aprigio, Dr. Jorge do Carmo, Jorge Caruso e Leci Brandão.

alesp