Frente Parlamentar debaterá políticas públicas para idosos


31/05/2019 16:02 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Nascimento

Compartilhar:

Tenente Nascimento (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Experiências bem sucedidas em Santos, Itupeva e Carapicuíba em centros de convivência para idosos foram destaques no Lançamento da Frente Parlamentar em Prol de Políticas Públicas para a Terceira Idade realizado nesta sexta-feira, 31/5, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Proposta pelo deputado estadual Tenente Nascimento (PSL), a frente tem como objetivo debater a condição dos idosos no estado, ouvir especialistas e apresentar propostas que atendam demandas desta importante faixa etária da sociedade.

O então deputado federal Arnaldo Faria de Sá, hoje subprefeito do Jabaquara, parabenizou o deputado Nascimento pela iniciativa da Frente e destacou que a política voltada para terceira idade inicia dentro do próprio lar, mencionando que muitos idosos não recebem a devida atenção e respeito de seus familiares. 

A coordenadora Ana Bianca, do Centro Dia do Idoso de Santos, fez um relato sobre as diversas atividades desenvolvidas naquele CDI. Ela afirmou que Santos tem um número de idosos acima da média nacional e que o município tem investido para suprir a demanda. Já a coordenadora Cristiane Antunes Toledo, de Itupeva, e a secretária de Desenvolvimento Social     daquele município, além das atividades internas realizadas no centro, falou sobre o programa CCI em Movimento, que vai ao encontro de idosos que não podem se deslocar até a unidade.

Também participaram do evento, o vereador Giba Moraes, que atua em frente semelhante na Câmara Municipal de Várzea Paulista. Vera Bonato, responsável pelo programa de humanização "Amigo do Idoso", do Incor, instruiu o público presente sobre iniciativas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Gemerson Garrafa, do Instituto Ouvir Sem Limites, apresentou propostas sobre como expandir a entrega de aparelhos auditivos em todo o Estado de uma forma acessível aos mais carentes.

"A Terceira Idade precisa estar inserida sempre que falarmos em políticas públicas. Isto implica dizer que quando falarmos de Educação, Saúde, Trabalho, Lazer, Atividade Física, Cultura, Moradia, Transporte, Turismo, Segurança Pública e Inclusão Digital aqui na Alesp, teremos de associar esses temas aos interesses da Terceira Idade", finalizou Tenente Nascimento.


alesp