Substância que promete falsa cura do autismo deve ser proibida no estado


05/06/2019 13:34 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Agente Federal Danilo Balas

Compartilhar:

Agente Federal Danilo Balas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Denúncia veiculada no Programa Fantástico do último domingo (26/5) alertou sobre um problema muito sério e grave, que envolve pais de criança com autismo que estariam aderindo a uma promessa de cura do Transtorno do Espectro Autista (TEA), falsa, ou seja sem qualquer comprovação científica para tratamento ou cura desse transtorno. Muitas famílias estão oferecendo aos seus filhos a solução Miracle Mineral Solution (MMS), vendida como medicamento, mas que na verdade, não passa de substância comparada a água sanitária, altamente corrosiva ao organismo.

Diante disso, o deputado Agente Federal Danilo Balas protocolou o Projeto de Lei 714/2019, já publicado no Diário Oficial, que determina a proibição, fabricação, distribuição, comercialização e uso dos produtos à base de clorito de sódio e ácido cítrico vendidos para fins terapêuticos com a promessa de curar o autismo e outras doenças. A iniciativa proíbe também a divulgação dessas substâncias nos meios de comunicação, bem como prevê a apreensão e inutilização de todas as unidades do produto.

"Por onde essa substância química passa, há uma destruição de células e tecidos, matando milhares de bactérias, inclusive as boas, que têm papel importante no funcionamento do organismo. O MMS pode causar ainda insuficiência renal, gastrites e úlceras graves", alertou o infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em entrevista à Revista Crescer.


alesp