Cota de brinquedos adaptados para deficientes em parques públicos


05/06/2019 13:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Professor Kenny

Compartilhar:

Professor Kenny (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Professor Kenny irá apresentar nesta semana, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um projeto de lei que pretende tornar obrigatória a instalação de brinquedos adaptados para uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos parques públicos paulistas. A proposta prevê que pelo menos 10% dos equipamentos de lazer sejam adequados para esse público.

Uma lei federal de 2017 de teor semelhante determina que apenas 5% dos brinquedos fiquem reservados para deficientes nesses locais. O parlamentar santista considera o número muito pequeno. "É justo que essas crianças também tenham o direito de se divertir nos próprios públicos. O percentual (10%) garante um mínimo de equipamentos acessíveis e auxilia na integração social desses pequenos", explicou Kenny.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com algum tipo de deficiência correspondem a 23,9% (45,6 milhões) da população brasileira. Em início de mandato no Legislativo paulista, o progressista já indicou emenda parlamentar no valor de R$ 80 mil para a construção de uma academia de ginástica para cadeirantes em Santos. 


alesp